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08 de Fevereiro de 2011 13h00

Professores do município compartilham prática pedagógica

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Professores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino de Cuiabá participam amanhã (09-02), das 8 às 12h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, do ‘Seminário Municipal Pró-Letramento (Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental)’, que tem como objetivo socializar as aprendizagens e trabalhos realizados em 2010 e sensibilizar os educadores do 1º Ciclo a participarem do revezamento e expansão do programa este ano.

O Pró-Letramento oferece formação continuada aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na área de Linguagem e Matemática, realizada em parceria com o MEC e Universidades Públicas do país e visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática.

Integrante do movimento Todos Pela Educação, que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos com a meta de contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade, o programa é uma das ações para cumprir a meta prioritária dessa mobilização, que é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Desenvolvido nas modalidades presencial e a distância, Pró-Letramento é acompanhado por professores orientadores, denominados tutores, e oferece ao cursista a possibilidade de aplicar os conhecimentos obtidos nos encontro em sala de aula e, posteriormente, a reflexão coletiva sobre a prática docente, em encontros quinzenais.

No ano passado, 419 professores participaram das qualificações em linguagem ou matemática. Este ano, haverá revezamento entre esses mesmos docentes nas duas áreas de conhecimento trabalhadas no curso.

De acordo com a coordenadora de formação da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Elenir Honório do Amaral, o Pró-Letramento é uma das capacitações que contribuíram para o avanço na melhoria da qualidade de ensino na rede, conforme revela a Provinha de 2010.

A avaliação é das ações do Ministério da Educação, por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que tem por objetivo oferecer um instrumento para que as escolas públicas possam acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578