Notícias

Educação / INCLUSÃO NAS ESCOLAS

16 de Novembro de 2025 12h00

Professores de Cuiabá são capacitados para educar crianças com problemas de audição

Rafael Costa

Francinei Marans

Arquivo

Professores da rede pública de Cuiabá e técnicos em desenvolvimento infantil que atuam em salas multifuncionais, espaço que dá apoio às crianças PCDs (Pessoas com Deficiência) nas escolas, participaram na sexta-feira (14) de um curso que leva conhecimento de exploração das tecnologias assistivas e recursos pedagógicos específicos que favoreçam a inclusão de estudantes com deficiência visual.

Atualmente, Cuiabá tem 61 alunos matriculados com diagnóstico de baixa visão ou com cegueira e visão monocular. O evento será realizado novamente, ainda este mês, no dia 28, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o período das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Neste curso, os professores e técnicos debatem a seleção e produção de materiais didáticos táteis (mapas, gráficos, desenhos, e jogos), ampliação e contraste para estudantes com baixa visão, adaptação de atividades e provas. 

Também são discutidas estratégias para promover a interação entre o estudante com deficiência visual e os colegas (trabalho em grupo, jogos cooperativos) e, ainda, ações contra o isolamento e superproteção. Os dois eventos são conduzidos pela professora Neuraides Ribeiro, coordenadora da educação especial da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, explica que a inclusão, em todas as modalidades na educação, é um compromisso diário da atual gestão. "O prefeito Abilio Brunini e a primeira dama Samantha Iris estão compromissados em capacitar profissionais da educação para que a inclusão seja a mais plena possível".

#PraCegoVer

A foto ilustra dois bonecos desenhados a mão colados em um pano de cor marrom claro. No lado, há um pequeno quadrado com botões brancos.