Educação / Foz do Iguaçu
23 de Maio de 2014 10h33
Professores de Cuiabá conhecem práticas pedagógicas de Foz do Iguaçu
Professores que atuam como diretores em sete escolas da rede municipal de Cuiabá tiveram a oportunidade de conhecer de perto as políticas educacionais aplicadas nas unidades de ensino do município de Foz do Iguaçu (PR), cujas escolas conquistaram as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011. Do total de 51 escolas municipais daquele município, pelo menos 37 conquistaram nota acima de 7,0.
Acompanhados do secretário municipal de educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, os gestores cuiabanos visitaram duas escolas de Foz do Iguaçu. Eles conheceram a estrutura física e trocaram experiências com professores e gestores das escolas municipais Santa Rita de Cássia e Adele Zanatto Scalco.
Em 2011 esses gestores atuavam nas escolas Ana Tereza Arcos Krause, 12 de Outubro, Francisval de Brito, Rita Caldas e Moacyr Gratidiano, que conquistaram as melhores notas no Ideb e melhor proficiência em português entre as escolas municipais de Cuiabá.
“O convite para a visita a Foz do Iguaçu foi acima de tudo um mérito por terem conquistado as melhores notas entre as escolas municipais de Cuiabá”, destacou o secretário.
A professora Andrea Aparecida Alves, diretora da escola Rita Caldas Castrillon, achou a visita positiva e bastante produtiva. “Interessante ressaltar que conhecer a realidade de unidades escolares de outra região nos leva a repensar a nossa prática, nos erros e acertos e construir ideias de mudança para o alcance de nossas metas. Sabemos que é possível melhorar nosso nível de aprendizagem, basta acreditar e lutar”.
Para a professora Olinda Gonçalves, diretora da escola Ana Teresa Arcos, conhecer a proposta pedagógica de outro município foi um momento único de aprendizagem. “Após conhecermos as experiências bem sucedidas desses gestores e professores percebemos que é possível ter uma escola pública de qualidade, basta entendermos que a aprendizagem de nossos alunos é de nossa responsabilidade”.
A professora Genice Conceição Dias, diretora da escola Moacyr Gratidiano, ressalta que a visita a Foz do Iguaçu contribuiu muito para sua carreira profissional. Para ela, umas das estratégias diferenciada, que observou em Foz do Iguaçu, foi a utilização de apostilas elaboradas e fornecidas pela Secretaria Municipal a todos os alunos. “A aplicação de testes aos alunos para verificar o nível de aprendizagem e que serve como parâmetro para a superação dos índices negativos constatados nos testes também é muito positivo”, avaliou a professora.
Conforme Alaís Bulhões, diretora da escola José Torquato da Silva, o que a impressionou nas escolas do Paraná foi a participação dos pais na vida escolar dos filhos e o compromisso dos profissionais com a educação. “Era visível a dedicação e o empenho de cada um. A equipe realmente acredita que pode fazer e acontecer”.
A diretora da escola municipal de Foz do Iguaçu Rita de Cássia, Leda Márcia Dias, enfatiza que a expectativa da escola é superar a nota de 2011. O resultado do Ideb 2014 será divulgado em junho deste ano. “A cobrança agora é muito grande, já que conquistamos a melhor nota do país, mas acreditamos que vamos superar”.
Segundo o coordenador da escola Rita de Cássia, professor Fernando Lima, um dos diferenciais da escola em que ele trabalha é a valorização dos alunos. Ele explica que a escola criou um banco de dados para acompanhar todas as fases da vida do aluno, tanto profissional, quanto pessoal. “Fazemos questão de saber como eles estão, mesmo depois de terem saído da escola”.
Também acompanharam o secretário na visita a diretora da escola Silvino Leite, Clarina Tércia; a diretora da escola 12 de outubro, Maria Georgina; a diretora da escola Dejani Ribeiro, Maria Eugênia; e as assessoras pedagógicas da SME Ana Paula Gomes e Ione Corrêa, além da secretária-adjunta da SME, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e a diretora de ensino, Vanilda Mendes.