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26 de Abril de 2012 16h31

Professores da rede municipal aprendem a desenvolver novos métodos de ensino nas salas multifuncionais

Tharyana Durigon SME (65) 3645-6578


Os professores das salas multifuncionais de Cuiabá, responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos com as crianças com deficiência da rede municipal de ensino, estão participando durante esta semana de uma capacitação voltada a atividades que trazem softwares referentes à tecnologia assistiva. É um momento de repasse do curso “Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão”, do qual participaram,
em Porto Alegre, as professoras Vaniuza Wronske, e Suzi Belo, que também atuam nas salas multifuncionais. 

Este investimento da Secretaria Municipal de Educação (SME) na capacitação desses profissionais vem agregar conhecimentos a fim de melhorar o atendimento oferecido para aqueles que merecem uma atenção especial. E para proporcionar esse serviço de forma adequada, é necessário estar em constante atualização. 

A psicóloga da Educação Especial da SME, Ivone Ricci, trabalhou durante os dias 23 e 24 de abril nas Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS), a temática teórica sobre a tecnologia assistiva, explicando sobre como é a visão da criança inserida no mundo virtual, proporcionando o entendimento necessário para a segunda etapa da capacitação, que está acontecendo na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Dimpina, e consiste no desenvolvimento de jogos virtuais. 

“A tecnologia é muito importante e pode ser usada de forma muito positiva, ajudando a criança no desenvolvimento de suas atividades e respeitando suas limitações, mas o papel do professor é fundamental, pois é ele quem vai saber oferecer o jogo adequado às condições de cada aluno, motivar cada criança a interagir e produzir. É o professor que faz essa intervenção entre a criança com deficiência e o meio tecnológico”, explicou Ivone. 

Cuiabá conta hoje com 43 salas multifuncionais no ensino público municipal. Este acompanhamento é gratuito e acontece de duas a três vezes por semana. A rede já conta com 60 professores especializados nas escolas e seis em creches, que acompanham as crianças com limitações visuais, motoras, auditivas, mentais, entre outras.