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02 de Março de 2012 17h25
Professores da rede de ensino de Cuiabá discutem Atendimento Educacional Especializado
Professores e equipes gestora das escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado participaram hoje (02-03) de um encontro para discutir a atuação dos docentes das salas multifuncionais e o papel da dos dirigentes das unidades de ensino na educação inclusiva.
As salas multifuncionais atendem alunos com deficiência no contra-turno das aulas regulares, com apoio de recursos como sistema de libras, braille, soroban, além do apoio de professores intérpretes. Para os alunos com deficiência múltipla, é empregada a orientação postural, a comunicação alternativa e aumentativa, que torna as informações mais acessíveis ao empregar gestos, língua de sinais, expressões faciais ou símbolos pictográficos.
De acordo com a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, a política de qualificação dos servidores da rede é organizada em dois eixos. “Temos a formação horizontal, que trabalha fundamentação teórica e temáticas balizadoras da proposta pedagógica do município. A outra é a formação vertical, onde é trabalhada as especificidades para cada etapa e modalidade de ensino em que o profissional atua”, explicou.
Segundo a diretora, essas orientações são fundamentais para a efetivação da Educação Inclusiva, pois amplia as respostas educativas dos alunos com necessidades educacionais especiais, de forma articulada com a proposta pedagógica da escola.
Na avaliação da líder de equipe da Educação Especial da secretaria, Rejane Léa Magalhães, a articulação entre equipe gestora e professores é fundamental para o sucesso dessa modalidade de ensino. “Para que esse trabalho não ocorra de forma isolada, esses segmentos devem trabalhar em conjunto”.
Ela também destaca que essas ações se refletem no ensino especializado que é oferecido aos alunos com deficiência. “As formações são necessárias para que as intervenções atendam as dificuldades particulares de cada criança”.
A professora Susi Marineusa Belo, especialista em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado, trabalha na sala multifuncional da escola municipal Agostinho Simplício, no bairro Poção, e analisa que a formação permite esclarecer as partiluaridades dessa clientela. “Outro aspecto interessante dessas formações é também a ênfase no trabalho conjunto entre ensino regular, sala multifuncional, direção e coordenação da escola, que nos permite ações mais pontuais e efetivas”.
A rede de ensino de Cuiabá atende hoje 768 alunos na Educação Especial. Desses, 309 recebem Atendimento Educacional Especializado, em 43 salas.