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29 de Março de 2012 13h00

Professores da rede de ensino de Cuiabá discutem alternativas para o ensino de matemática

Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578


Professores de matemática da rede de ensino de Cuiabá participaram, nesta quinta-feira (29-03), da continuidade de um curso de formação, iniciado em 2008, que propõe discussões, relatos de experiências e atividades para serem utilizadas em sala de aula, pautadas em situações cotidianas.

Realizada nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), a qualificação é direcionada aos docentes que trabalham com a disciplina no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

A capacitação é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem como objetivo a atualização e reflexão sobre o uso de metodologias inovadoras no ensino de matemática, a troca de experiências entres os profissionais dessa área de conhecimento e, fundamentalmente, o favorecimento na aprendizagem dos alunos.

Para professor doutor da UFMT, Sérgio Antônio Wielewski, para um aprendizado significativo da matemática é necessário que professor tenha autonomia na sua prática. “Podemos fazer diferente, perceber que temos possibilidades e propor atividades diferenciadas que incentivem o aluno a produzir”.

Wielewski também argumentou que o ensino da disciplina pode ser integrado a outras áreas do conhecimento. No entanto, argumenta que não existe uma receita para esse trabalho. “Temos que viver o processo educativo e, diante do meu potencial, avaliar como posso desenvolver isso com meu aluno. Nossa preocupação deve ser oferecer a eles situações que promovam o uso da matemática para que se encontre uma solução”.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da SME, Vanilda Carvalho Mendes, nesses cinco anos de formação direcionada aos professores de matemática, o ensino dessa área do conhecimento nas unidades rede tornou-se mais dinâmico e significativo. “Acredito que quando nos reunimos com os professores para essas capacitações, eles melhoram a atuação em sala de aula porque trocam experiências e percebem que as dificuldades na prática pedagógica não são isolados, mas comuns”.

De acordo com a professora, para que trabalho com a disciplina seja de qualidade é fundamental que os estudantes vivenciem esse conhecimento no cotidiano. “O importante é que o aluno utilize a matemática em situais reais da vida”, concluiu.