Saúde / Diálogo aberto
22 de Junho de 2015 17h58
Procurador questiona postura do Sindimed-MT e convida para continuar negociações
O procurador geral do município, Rogério Gallo, durante entrevista ao vivo ao Jornal de Mato Grosso, na TV Band Mato Grosso, nesta segunda-feira (22), voltou a contestar a greve dos médicos, que atinge somente Cuiabá e convidou a direção do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), a retomar as negociações.
O Procurador Geral questionou o fato de que a greve comandada por um sindicato estadual, lutando por um piso nacional, atinge somente Cuiabá, enquanto outros polos, onde existem também problemas semelhantes não foram atingidos pelo movimento.
“Se compomos um sistema único, não faz sentido que a greve seja feita somente em Cuiabá, prejudicando o atendimento a população de todo o estado que recorre a capital, considerado o maior centro de atendimento de saúde de Mato Grosso. Por que não se fala em greve de médicos em cidades como Sinop, Rondonópolis, ou mesmo Várzea Grande, onde existem questões e demandas similares às de Cuiabá?”, questiona Rogério Gallo.
Intransigência
Sob intermediação da Central de Conciliação de 2º Grau do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), as negociações foram suspensas, a pedido do sindicato, na semana anterior ao início de mais uma greve (16) da categoria, a terceira este ano.
“A Prefeitura de Cuiabá continua aberta a negociar com o Sindimed-MT, para que possamos por fim a greve, atendendo da melhor maneira possível e dentro da capacidade orçamentária e financeira do município, as reivindicações da categoria”.
Segundo o procurador, até o momento, a administração municipal aguarda a contraproposta da categoria, em relação à questão salarial. Antes do início da paralisação, a Prefeitura de Cuiabá encaminhou duas propostas relacionadas a esse tópico, ambas recusadas pelo sindicato da categoria.
No oficio conjunto das Secretarias Municipais de Saúde e Gestão, além da Procuradoria Geral, datado do dia 10 de junho, a administração municipal solicitou formalmente ao Sindimed-MT, a apresentação de uma contraproposta, dentro dos parâmetros definidos no ultimo acordo.