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Ordem Pública / Divergência de preços

19 de Fevereiro de 2015 15h48

Procon orienta rede de supermercados sobre divergências de preço

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Após uma denúncia realizada na manhã desta quinta-feira (19), o Procon Cuiabá esteve em uma rede de supermercados orientando o estabelecimento a respeito de divergências de preços de produtos. O órgão aproveitou as diversas queixas que tem recebido para verificar outras regulamentações ligadas à conduta da empresa.

“Hoje fizemos um procedimento de orientação. Fomos verificar os produtos com valores divergentes conforme a denúncia recebida e aproveitamos para acompanhar de perto como o supermercado tem se comportado em relação ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e a lei que obriga 50% dos caixas em funcionamento”, afirma Cláudia Sodré, assessora jurídica do Procon.

Durante a fiscalização realizada no local, o Procon constatou que a cobrança indevida de três produtos já havia sido regularizada e o valor fora devidamente alterado para evitar futuros problemas. Conforme a denúncia encaminhada, o consumidor fez uma compra na segunda-feira (17) e percebeu diferença de preços entre a gôndola e a cobrança final no caixa de uma pizza pronta, um sanduíche congelado e dois iogurtes.

“No total, a compra apresentava a diferença de R$4,00. O mercado agiu corretamente em abater este valor, mas errou em não fazer isso em sua totalidade. Como a própria nota fiscal apresenta, o valor descontado foi de R$3,67 e não de R$4,00, como deveria ter sido”, conta Cláudia.

Sobre a denúncia realizada, o gerente da loja em questão não negou o erro, mas justificou a confusão.

“Nós temos mudanças de preços quase diariamente. Muitas vezes os produtos entram e saem da promoção e a atualização dos valores precisa ser feita tanto na gôndola como em nosso sistema. Falhas como essas podem acontecer, mas trabalhamos para atender o cliente da melhor forma possível, solucionando o problema dentro da loja”, diz Rogério Joaquim Mendes.

Para o Procon, a atitude de tentar solucionar o problema de forma rápida e compreensível ajuda no relacionamento entre empresas e clientes.

“O supermercado agiu corretamente em abater o valor ainda no caixa, mas precisa se ater para descontar cada centavo corretamente. Neste caso, o consumidor pode nos procurar caso queira obter o ressarcimento do restante”, conclui Cláudia.

 

Avaliação pelo “Check List”

A orientação à rede de supermercados se estendeu para outros segmentos. Seguindo um procedimento padrão em suas fiscalizações, o Procon percorreu o estabelecimento conferindo diversos aspectos do local, com um “Check List” contendo a regulamentação específica para supermercados.

Foram verificados desde a presença de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor à vista, enderenço do local emitido na nota fiscal e o funcionamento de 50% dos caixas em qualquer horário do dia, independente da movimentação no momento.

“A nossa intenção aqui é orientar a empresa, para que ela se adeque em todos os sentidos. A multa é uma consequência do não cumprimento das regulamentações, mas nosso desejo é de que a situação não chegue a este ponto”, afirma Cláudia.