Notícias

/

20 de Outubro de 2010 18h30

Procenge apresenta novas tecnologias de acompanhamento de consumo de água para Sanecap

Neila Barreto - Sanecap


Silvio Dantas, superintendente de projetos estratégicos da Procenge (processamento de dados e engenharia de sistemas Ltda.) sediada em Recife-Pe apresentou hoje (20-10), no período vespertino, na sala da presidência da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), no bairro Carumbé, em Cuiabá, à diretoria da companhia, novas tecnologias de acompanhamento do consumo de água. 

“Estamos aqui em nome da Procenge para apresentar aos senhores os novos produtos da empresa que possam ser aplicados à Sanecap, tais como, o sistema de gestão de grandes consumidores por meio da telemetria e o sistema de gestão de carro pipa, o qual permite o controle automatizado de abastecimento de água do mesmo, cujo abastecimento é possível ser acompanhado via Internet, onde poderá ser identificado o consumo de cada local de abastecimento”, explicitou Dantas.

O sistema de gestão de grandes consumidores permite o acompanhamento do consumo de água dos grandes clientes da Sanecap diariamente, mensal e horário, onde será permitido identificar os picos de consumo, problema de abastecimento e o perfil de consumo de água dos moradores de Cuiabá, servindo como subsídio para o planejamento da companhia e, que já vem sendo utilizado pela Compesa - Companhia Pernambucana de Saneamento, desde 2008, na área comercial da companhia, informou Dejair Soares, diretor comercial da Sanecap.

Outro sistema de gestão apresentado se refere ao monitoramento da pressão da água na rede. É um sistema que pode ser instalado em vários pontos da cidade, o qual permite por meio de um dispositivo instalado na rede, obter a pressão instantânea, a cada espaço de tempo predeterminado que, após é enviado para um site da internet da empresa para monitoramento, permitindo o gerenciamento da falta de água na cidade, explicou Dantas.

Na parte da manhã, o sistema foi apresentado na gerência comercial da companhia.  Participaram da reunião os diretores da Sanecap, Carlos Roberto da Costa (presidente), Dejair Soares (diretor comercial) Álvaro Luiz Gonçalves (diretor técnico) e Paulo Henrique Santana (gerente de processamentos de dados da companhia).