Notícias

Obras Públicas / GAMBIARRA

03 de Janeiro de 2025 09h52

Problemas técnicos foram identificados na instalação da iluminação pública do Contorno Leste

Carolina Miranda

Luiz Alves

Arquivo

Após receber informações sobre uma manifestação de populares na região da Avenida Contorno Leste, devido à falta de iluminação pública, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Alves Teixeira, acompanhado de uma equipe técnica, realizou uma vistoria no local no final desta quinta-feira (02).

Durante a vistoria, foi identificado que a iluminação pública da avenida está desativada devido a questões técnicas envolvendo a rede elétrica. Foi constatado que a energia havia sido improvisada por meio de ligações irregulares (gatos) no início e no final do trecho recentemente inaugurado. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido pela Eletronorte (Eletrobras) devido a problemas técnicos e de segurança.

“A avenida Contorno Leste atravessa uma faixa de servidão da linha de transmissão de alta tensão de 230 kw pertencente à Eletronorte. Segundo o órgão, os postes instalados na avenida não atendem aos procedimentos técnicos adequados, o que resultou na indução elétrica dos postes pela linha de alta tensão. Esse fenômeno representa risco de acidentes graves, inclusive fatais. Por essa razão, a Eletronorte registrou um boletim de ocorrência e determinou a suspensão do fornecimento de energia elétrica no local”, declarou o secretário.

O secretário informou ainda que, a equipe técnica está revisando os projetos de iluminação pública para verificar se houve aprovação e se todas as exigências técnicas foram cumpridas. “Caso o projeto não tenha sido devidamente aprovado, ajustes poderão ser necessários, incluindo a substituição dos postes instalados”, pontuou Reginaldo.

O prefeito Abílio determinou uma força tarefa para que, a segurança e a qualidade das obras públicas sejam mantidas e feita com total transparência. “Todas as medidas corretivas necessárias serão adotadas para resolver a situação o mais breve possível, respeitando as normas técnicas e de segurança”, concluiu.