Mobilidade Urbana / SEMÁFOROS INTELIGENTES
17 de Janeiro de 2018 10h35
Primeiro conjunto semafórico deve passar por testes em Cuiabá
A rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio deve ser o primeiro ponto em Cuiabá a receber o semáforo inteligente, trazido para Cuiabá pela empresa mexicana Semex, que é especialista no trabalho de desenvolvimento tecnológico para mobilidade urbana.
No último sábado (13) foram instauradas oito colunas e até o final desta semana devem ser inseridos os braços já com conjunto focal de LED. Finalizada a parte física da instalação, haverá a parte operacional com o controle do ciclo, a programação do sistema. A previsão é de que no final de janeiro o parque semafórico da rotatórial já esteja preparado para testes.
Segundo a coordenadora de Engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Adrielle Martins, nesse período de teste, o semáforo deve operar em amarelo piscante para que os condutores saibam que haverá sinaleiros no local. “Esse foi um pedido do Secretário para que os motoristas e pedestres entendam como vai funcionar o sistema e que ali terá um semáforo”, afirma a engenheira.
Nessa primeira fase, devem ser instalados 30 equipamentos. Os próximos pontos a receberem os aparelhos é a Avenida Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Avenida Tenente Coronel Duarte com Avenida Generoso Ponce (boca da onça), passando pelo corredor da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, que vai da Prainha até o Shopping Pantanal, além de alguns outros locais que foram indicados como pontos de conflitos pela equipe técnica da Semob e da empresa que está desenvolvendo o serviço.
“Cuiabá necessita de tecnologia para tentar amenizar o trânsito, e esses semáforos vão ajudar a dar fluidez, pois ele opera de acordo com a necessidade local. Sem dúvida alguma, vai ser um marco da na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, trazendo mais segurança e conforto aos motoristas e transeuntes”, diz o Secretário da Semob, Antenor Figueiredo.
Cuiabá possui, atualmente, 125 cruzamentos semafóricos, onde alguns deles chegam a apresentar mais de 20 anos de uso, demandando uma maior aplicação de investimentos para sua manutenção. A verificação aponta ainda que, somado os últimos cinco anos, o município teve que injetar cerca de R$ 4 milhões em trabalhos de reparos e preservação dos semáforos. Os semáforos usados atualmente, conforme pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, devem ser destinados ao tráfego em bairros com grandes fluxos.
Novo Sistema
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)
- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho
- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa
- Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa
- Miguel Sutil x Boa Vista
- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)
- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)
- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei
- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos
- Avenida Beira Rio x São Cristóvão