Notícias

Saúde / AMOR AO PRÓXIMO

10 de Julho de 2018 12h09

Primeiro "Arraiá Beneficente" do hospital São Benedito arrecada mais de 750 fraldas geriátricas

OZIANE RODRIGUES

arquivo

Arquivo

Comidas típicas, boa música, descontração e a tradicional decoração e caracterização caipira deram o tom do ‘1ª Arraiá Beneficente’ do hospital Municipal São Benedito em Cuiabá. O evento, que foi realizado pela Comissão de Humanização da unidade hospitalar no clube do Sindicato dos Agentes de Fiscalização do Município (SINDASFIMC), na última sexta-feira (07), reuniu cerca de 300 pessoas e arrecadou 755  fraldas descartáveis geriátricas e 45 kits de higiene pessoal.

De acordo com a assistente social e presidente da Comissão, Francisnéia Socorro da Silva, a decisão de fazer a festa bem como a opção pelos itens seguiu a premissa que institui a Comissão de Humanização. “Nosso objetivo maior é empreender políticas institucionais que promovam a humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e colaboradores da instituição. Dessa forma, visando à confraternização entre os servidores e seus familiares, pois acreditamos que isso melhora a qualidade do trabalho, idealizamos a festa e, para cumprirmos com a humanização, optamos por pedir as fraldas e kits de higiene pessoal para atender a maioria dos nossos pacientes que vêm do interior do estado, completamente sem recursos”, explicou a presidente.

Conforme a psicóloga e vice-presidente Rafaela Martins, nesta terça-feira (10), a Comissão se reunirá para fazer o balanço do evento e organizar a logística de entrega. “Às 15h, faremos um balanço deste evento, que contou com a dedicação de todos os membros da Comissão. Muitos destinaram suas folgas dos plantões para se dedicar ao trabalho intenso que foi desde a decoração ao apoio nas vendas na festa. Agora é hora de organizarmos o segundo passo e contemplar os pacientes. Todas as doações serão entregues nesta semana. Nosso trabalho, embora tenha sido árduo, foi uma contribuição singela à humanização desta gestão comprometida com as pessoas. Temos certeza que fará a diferença na vida dos que mais precisam”, completou.

Presentes – O Arraiá contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, secretário-adjunto em Assistência em Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto, diretor geral e administrativo do São Benedito, Oseas Machado, vereador Paulo Araújo e do líder do PTB, Roberto Bezerra. 

A COMISSÃO

Criada e publicada em Diário Oficial no dia 06 de Fevereiro de 2018, a Comissão de Humanização atualmente conta com 28 membros. Sua atividade tem como base a perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 881, de 19.6.2001, e regulamenta-se pelo presente Regimento Interno, sendo um espaço coletivo organizado, participativo e democrático. Desenvolve conceitos e práticas de gestão e atenção à saúde que permitem a construção de uma cultura institucional voltada à valorização das pessoas e qualidade do trabalho.

PRINCÍPIOS

A Comissão de Humanização adota os seguintes princípios para todas as práticas de atenção e gestão: I - valorização da vida; II – compromisso com a qualidade do trabalho; III – valorização da dimensão subjetiva e social das pessoas; IV – estímulo ao trabalho em equipe e a construção de redes cooperativas; V – estímulo à participação, autonomia e responsabilidade.