Notícias

/

04 de Outubro de 2010 12h38

Primeiras chuvas após período de seca afetam o tratamento de água, diz engenheiro

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

As primeiras chuvas que caem após longo período de seca tendem a ser um alívio para a população. No entanto, segundo o gerente da Divisão Operacional da Sanecap, engenheiro químico Noé Rafael da Silva, estas chuvas, quando em grande quantidade podem comprometer o tratamento da água que abastece a cidade. “As altas temperaturas e as queimadas que ocorreram em Cuiabá tornaram a chuva ácida. A atmosfera ficou carregada de poeira, cinzas, fumaça e gás carbônico e quando caem as primeiras chuvas toda essa sujeira escorre para os mananciais”, explica.

 

Conforme o engenheiro essa chuva ácida prejudica em maior parte os arroios, como o rio Coxipó. Nestes casos é preciso esperar algumas horas para que essa água seja escoada do rio para que continue a captação da água que posteriormente será tratada. “Dependendo do nível da sujeira o tempo que leva para escoar essa sujeira é em média de 6 horas”, explica Noé Rafael, informando que o tratamento da água também é intensificado nesses casos.

 

Apesar de comprometer o tratamento da água, segundo o engenheiro, o sistema continua a funcionar normalmente. “Como as chuvas que caíram nos últimos três dias não foram tão intensas, também não causaram muitos problemas, pois grande parte em vez de ecoar para os rios é absorvida pelo próprio solo”, observa o engenheiro.