/ LUTA CONTRA COVID-19
08 de Abril de 2020 07h02
Primeira-dama promove debate sobre temas recorrentes durante o isolamento social
O Núcleo de Apoio à primeira-dama de Cuiabá, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Comunicação (Sicom), tem promovido transmissões ao vivo via rede social da primeira-dama Márcia Pinheiro a fim de informar à população sobre temas recorrentes durante o isolamento social necessário em meio a pandemia da COVID-19. Nesta segunda-feira (06), a conversa foi com a psicóloga Luciane Carneiro Diniz para debater a saúde mental nesse período de quarentana recomendado pelos órgão de saúde.
Dentre os pontos abordados pela profissional, os tiques de ansiedade que tendem a aflorar durante o isolamento social, os quais em alguns casos são confundidos até com os sintomas do coronavírus o que acareta numa ida à uma unidade de saúde sem necessidade.
“A crise de ansiedade, às vezes, é tanta que a pessoa começa a sentir falta de ar e acha que é sintoma do coronavírus e corre para a Unidade de Pronto Atendimendo. Então precisamos seguir algumas dicas para evitar o stress emocional e pensar na saúde mental porque ela também é saúde”, frisou a psicóloga.
Entre as sugestões apresentadas pela profissionais estava vivenciar da melhor forma o presente e deseprender de pensamentos que remetem ao futuro geraNDO ansiedade. Filtrar notícias que tragam aflição ou mesmo bloquear esse tipo de conteúdo, além de buscar o relaxamento mental por meio de, por exemplo, uma música, livro e afins.
A ‘live’, como é popularmente conhecida, foi a segunda conversa da ação que consta dentro da campanha #cuiabasolidaria, liderada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, afim de contribuir para o bem estar social das famílias nesse momento de crise.
“Estamos conversando com profissionais para que o cuiabano possar passar por essa crise da melhor forma seguindo dicas e orientações que trarão benefícios à sua saúde e de seus famíliares. É uma enxurrada de informação com toda a tecnologia que temos, então vamos aproveitar e filtrar coisas que são realmente proveitosas“, contou.
As transmissões ocorrerão todas segundas-feira, com o apoio logístico da pasta de comunicação da Prefeitura de Cuiabá, como um serviço de utilidade pública, de forma solidária e contributiva à sociedade visando superar esse momento crítico de saúde pública.