Notícias

Educação / HOMENAGEM

09 de Setembro de 2024 10h18

Primeira-dama, Márcia Pinheiro premia unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá mais bem colocadas no IDEB 2023

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro irá homenagear as onze escolas da rede pública municipal de educação mais bem posicionadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, anos iniciais, divulgado em agosto. O índice avalia a qualidade do ensino das escolas públicas produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Em Cuiabá, cerca de 7 mil estudantes de 50 unidades educacionais que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º Ano) e oito escolas que atendem os anos finais (9º Ano) participaram da avaliação.

A homenagem será realizada na quarta-feira (11), às 16h, na Sala Bem-te-vi do Hotel Fazenda Mato Grosso. Receberão prêmios os professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares das unidades educacionais homenageadas.

A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou a participação das escolas da rede pública municipal de educação na avaliação. No IDEB 2023, a média das escolas municipais foi de 5,8, acima da última avaliação realizada em 2021, quando a média ficou em 5,6.

“Sabemos do desafio que é para os gestores, os profissionais da educação e, em especial para nossos estudantes da rede pública e suas famílias, alcançar resultados tão expressivos como esses, dos últimos anos. A rede pública municipal de Cuiabá avançou muito na qualidade do atendimento aos estudantes, na infraestrutura física das escolas, no pedagógico, frutos do compromisso assumido pela comunidade escolar junto as nossas crianças.   Por isso prestamos essa homenagem, a fim de valorizarmos essa conquista e incentivar todas as escolas”, salientou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As onze unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá com melhores índices do IDEB 2023 são as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti (7,3), Ana Tereza Arcos Krause (7,1), Professor Onofre de Oliveira (6,7), Prof.ª Maria Ambrosio Pommot (6,6), Prof. Francisval de Brito (6,4), Agostinho Simplício de Figueiredo (6,4), Moacyr Gratidiano Dorileo (6,4), Maria da Glória de Souza (6,4), Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança (6,4) e Dr. Orlando Nigro (6,3).

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). É um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

 

SERVIÇO

Homenagem as Unidades Educacionais – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB – 2023)

Dia: quarta-feira (11)

Hora: 16h

Local: Sala Bem-te-vi, Hotel Fazenda Mato Grosso