Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Amigos do Saber
12 de Junho de 2015 11h15
Primeira-dama inicia projeto para arrecadar livros para crianças do Siminina
Incentivar o gosto pela leitura e possibilitar um viagem sem sair do lugar. Estes são alguns dos objetivos do projeto Amigos do Saber que visa à arrecadação de livros didáticos e de literatura infanto-juvenil, que serão doados ao programa Siminina.
Idealizado pela Primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, o projeto Amigos do Saber está vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e foi criado para beneficiar as 900 meninas atendidas pelas 16 unidades do programa.
De acordo com a primeira-dama, a leitura é um complemento das atividades já realizadas pelas meninas no programa, que oferece aulas de reforço, dança, pintura, teatro e outras atividades culturais e de contraturno escolar.
“Hoje, o que parece brincadeira, no futuro, pode vir a ser uma profissão. Sem dúvida, o aprendizado a que elas têm acesso por meio do programa servirá para suas vidas”, afirma a primeira-dama.
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, explica que os livros doados serão destinados para os “Cantinhos de Leitura” existentes nas unidades de assistências.
A ideia é oferecer títulos atrativos de acordo com a faixa etária das meninas e temáticas de livros, visto que o programa Siminina atende meninas de seis a 14 anos.
“Devido à ausência de recursos para suprir a demanda das melhorias necessárias, surgiu à necessidade de doações de livros de literatura infanto-juvenil. Por isso, a primeira-dama está se empenhando e buscando parcerias com os empresários para ajudar este programa tão fundamental no desenvolvimento das simininas”, afirma.
Além de incentivar o gosto pela leitura, o programa Amigos do Saber vai auxiliar no desenvolvimento do raciocínio e da imaginação, ampliar o vocabulário oral e escrito e promover oficinas de leitura e dramatização a partir dos livros lidos, segundo a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho.
“No ano passado, nos adquirimos 30 exemplares de literatura pra todas as unidades, mas se você distribuir esses 30 livros vai dar quatro livros para cada faixa etária. Então, é pouco livro para muita criança com sede de aprendizado. Por isso, a importância do programa”, aponta.
Para garantir uma ampla doação, a primeira-dama já está elaborando cartas em que encaminhará aos empresários da capital explicando sobre a importância do programa Siminina bem como do programa Amigos do Saber.
Além disso, um ponto de coleta de livros também será instalado na Prefeitura de Cuiabá para aqueles que têm aquele livro no fundo da gaveta, que já leu e releu, e agora quer doá-lo e fazer uma boa ação para as meninas do Siminina.
O Programa Siminina é coordenado diretamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, e está presente em 15 bairros e no Distrito da Guia sendo considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá.