Notícias

Saúde / Modelo

05 de Outubro de 2015 16h00

Presidente do Tribunal de Contas visita obra da nova ala pediátrica do Pronto Socorro de Cuiabá

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Waldir Teis e o conselheiro Campos Neto visitaram na manhã desta segunda-feira (5), as obras da nova ala pediátrica e do setor de isolamento do  Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Após a visita, o prefeito convidou os conselheiros a conhecerem as instalações do Hospital Municipal São Benedito.   

No 3º andar do HPSMC os conselheiros conheceram as futuras instalações da nova ala pediátrica que quando for entregue á população terá um total de 40 leitos, 10 deles  destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos, e na enfermaria, 25 sendo cinco , destinados ao isolamento. A nova ala terá ainda brinquedoteca, um espaço voltado para atividades culturais e um lactário, para crianças de zero a 4 anos.

Mauro Mendes explicou que a administração municipal está fazendo um grande investimento nessa ala. A idéia é que após a conclusão das obras do novo Pronto Socorro, em andamento no bairro Ribeirão do Lipa, o prédio passe por uma readequação para se tornar um hospital de referência materno infantil.

 “Essa unidade será uma ilha de excelência e, a mais moderna e bem equipada de todo o Estado”, disse o prefeito ao mostrar os detalhes e cuidados que estão sendo tomados na obra física, obedecendo a todos os requisitos e especificações relacionadas à alta complexidade, inclusive em relação a aquisição de equipamentos.

A visita ao HPSMC incluiu ainda as obras no segundo andar (futura ala de isolamento), a enfermaria de pós operatório e a sala vermelha que nesta segunda-feira está com 30 pessoas de um total de 86 pacientes em todo o hospital.

 Nova realidade

 No Hospital Municipal São Benedito os conselheiros conheceram uma das salas de cirurgia, que deverá entrar em funcionamento ainda neste mês de outubro, além de uma das enfermarias e UTI.

O hospital com 68 leitos de enfermaria e 10 de UTI, realiza hoje uma média de 15 cirurgias por dia nas especialidades de ortopedia e neurologia o que vem desafogando de forma significativa a demanda no Pronto Socorro de Cuiabá. A próxima etapa da implantação dos serviços no Hospital São Benedito é o inicio previsto para janeiro, das operações cardíacas e bariátricas.

O hospital, idealizado para atender aos casos de média e alta complexidade, provenientes do HPSMC, Baixada Cuiabana e também do interior do Estado,  referenciados através da Central de Regulação em congestão com o governo estadual, quando estiver operando plenamente, poderá realizar até 500 cirurgias por mês ou mais de 6 mil ao ano, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS

Acompanharam as visitas o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, a secretária adjunta de Planejamento e Operações, Iracema Maria de Queiróz, o  médico da rede pública de saúde de Cuiabá, Daoud Mohad Khamis Jaber Abdallah, o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde – autarquia responsável pelo gerenciamento do Hospital São Benedito -, Jorge Lafetá e diretor técnico Huark Douglas Correa.