Notícias

/

27 de Abril de 2011 13h58

Presidente da Sanecap visita Estações de Tratamento e Memorial da Água

Andréia Coutinho/Sanecap

 

 

Nesta quarta-feira (27-04), o diretor presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Aray Fonseca, acompanhado do diretor administrativo, Joaquim Andrade,  participou de visita técnica ao Memorial da Água “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia” e ao complexo de Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II, localizadas entre as avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo. “O objetivo principal é ir a campo para entender mais sobre os processos de tratamento de água dentro da indústria da água, na capital”, destacou.

 

Aray visualizou in loco os processos de tratamento e distribuição de água pelas duas ETAs, que juntas respondem por 60% do abastecimento da cidade e conta com a captação da água do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira.

A ETA I, “Engenheiro José Brunello Bombana”, é a primeira Estação de Tratamento de Água de Cuiabá e foi construída em 1940. Já a ETA II, “General Austregésilo Homem de Mello”, foi inaugurada em1970.

 

O diretor presidente da companhia ainda conheceu o acervo histórico do Memorial da Água, onde está guardado um conjunto de peças provenientes do serviço de abastecimento, como ferramentas, canalizações, hidrômetros, instrumentos, além de fotografias e documentos. Integram também a coleção objetos de pintura, escultura e tapeçarias. 

 

O espaço possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um café livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas e vários chafarizes; além de dois laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

 

Na manhã de hoje, 100 estudantes da Escola Adventista participaram de palestra no Memorial da Água. A agenda do local conta com visitas técnicas durante o ano todo e a ênfase é o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental. O Memorial se transformou em um importante instrumento de referência histórica para alunos do ensino fundamental, médio e superior de Mato Grosso.

 

Inaugurado em maio de 2008, revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), o Memorial da Água contou com recursos da Fundação e Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT). O ambiente referenda a importância histórico-cultural, social, político e econômico do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.