/
11 de Março de 2011 10h00
Presidente da Sanecap fala sobre o combate a perdas de água a TV Record
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) tem uma perda de 60% em seu sistema de abastecimento de água e isso se dá por vários problemas. Vamos atacar essa situação fazendo, a princípio, a regularização de 27 mil medidores, isto é, implantando hidrômetros nas residências para uso racional da água. Este ano não chegaremos ao ideal, porque falta a aquisição de mais 19 mil, para o mesmo fim, salientou o engenheiro Antônio Carlos Ventura Ribeiro, diretor presidente da companhia, em entrevista a TV Record (canal 10), ontem (10-03), quinta-feira, no período vespertino, na sede da empresa, na capital.
“Vamos investir R$ 30 milhões em remodelação de ramais, nas regiões Sul e Norte de Cuiabá. Outra ação é a execução de obras de remanejamento de redes visando o controle do desperdício de água, substituição de redes antigas, principalmente na região central objetivando a melhoria do abastecimento de alguns bairros, além da retirada das redes que hoje estão em terrenos particulares, evitando o acesso de pessoas estranhas às mesmas, danos às edificações e dificultando a manutenção, por parte da companhia”, ressaltou Ventura.
“Quanto à demora no atendimento do conserto dos vazamentos, é bom lembrar que temos equipes reduzidas de trabalho. Na realidade não é isso o que desejamos, mas, é isso que cabe no bolso da companhia. Vamos concluir os projetos e, logo que recuperarmos a receita ampliaremos as equipes de atendimento dos serviços”, apontou ele.
O presidente citou como exemplo a região Norte de Cuiabá, que hoje é destinado um volume de mais de 540 mil metros cúbicos de água, mas só são faturados 134 mil metros cúbicos. “A nossa perda hoje, nessa região, representa 75% do que produzimos. A conclusão que chegamos é que estamos produzindo mais água do que o necessário, e por isso é preciso fazer um planejamento desta distribuição. Acreditamos que o ideal para abastecer a região Norte hoje é 325 mil metros cúbicos”.
Todas as obras de saneamento são acompanhadas por projetos socioambientais, que visam conscientizar a população sobre os benefícios do saneamento e a importância da participação social para a sustentabilidade das obras, cujas palestras são executadas pelo Centro de Referência do Reuso da Água – CRRA e Assessoria de Lideranças Comunitárias da Sanecap.
Informações:
3645-9708