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15 de Fevereiro de 2011 14h45

Presidente da Sanecap fala de metas da empresa em 2011 em sessão na Câmara

Rosane Brandão/Sanecap

“Estamos buscando alternativas para amenizar o problema de abastecimento de água em Cuiabá. Sabemos que a curto prazo não podemos melhorar 100%, pois dependemos de recursos, mas estamos buscando soluções paliativas”. Foi com esse posicionamento que o diretor-presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Antônio Carlos Ventura Ribeiro, respondeu aos questionamentos dos vereadores de Cuiabá, feito nesta terça-feira (15-02) durante sessão especial na Câmara Municipal.

Antônio Carlos Ventura fez uma breve explanação sobre o planejamento e as ações da Sanecap para 2011, visando melhorar o abastecimento de água na capital. “Entre as ações propostas pela Sanecap para 2011 está o equilíbrio financeiro. Além da parte operacional também é preciso melhorar a parte de arrecadação”, ressaltou Ventura, lembrando que a Sanecap possui um déficit de R$ 8.392.041,00.

Além disso, acrescentou Ventura, existem despesas com dívidas antigas, como o reparcelamento com a Cemat no valor de R$ 250 mil por mês e o parcelamento originário de empréstimos feitos em 2010 no valor de 250 mil.

A criação do 0800 para adequar a Central de Atendimento (Call Center) é outra meta da Sanecap para 2011. “Vamos aumentar o efetivo para atendimento, destinando 30 linhas exclusivas para o Call Center com ligação gratuita. Pretendemos implantar esse serviço até 1º de junho”, informou o presidente.

Outra ação da Sanecap, destacada por Ventura, é o serviço de tapa buraco, antes direcionado à Secretaria de Infraestrutura (Seminfe), mas que agora será assumido pela companhia.  “Onde a Sanecap abrir buraco para fazer os serviços de água e esgoto será feito logo em seguida o serviço de tapa buraco, não vamos mais esperar pela Seminfe. Já começamos esse processo na última segunda-feira a fazer os serviços emergenciais”.

Ventura também destacou os serviços de manutenção corretiva que são abertas com as ordens de serviço, por meio da central de atendimento 115. Somente no mês de janeiro, segundo o diretor da Sanecap, foram abertas 811 ordens de serviço, mas só foram cumpridas 415, isso devido ao pequeno número de equipes responsáveis pela manutenção, que atualmente não conseguem suprir as chamadas destes serviços. Para amenizar este problema, Ventura ressaltou que a Sanecap já tem previsão de aumento do número de equipes e que até o mês de abril estará em campo.

O projeto de combate às perdas de água também está entre as ações da Sanecap para 2011. O presidente da Sanecap citou como exemplo a região Norte de Cuiabá, para onde é destinado hoje um volume de mais de 540 mil metros cúbicos de água, mas só são faturados 134 mil metros cúbicos. “A nossa perda, nessa região, representa 75% do que produzimos. A conclusão é que estamos produzindo mais água do que o necessário, e por isso é preciso fazer um planejamento desta distribuição. Acreditamos que o ideal para abastecer a região Norte hoje é 325 mil metros cúbicos”.
Construções de anéis e troca de ramais em bairros onde a situação do abastecimento é mais grave também está entre as metas.

Todo este trabalho, segundo o presidente da Sanecap, só será possível porque está sendo coordenado por profissionais altamente dedicados e empenhados a buscarem alternativas para melhorar a situação do abastecimento de água de Cuiabá.

Acompanharam o presidente os diretores: engenheiro Jacírio Maia Roque (técnico), advogado Erick Ferreira (administrativo), engenheiro Éverson Serra (comercial), engenheiro Frederico Campos (financeiro), além dos membros do Conselho Administrativo da Sanecap.




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