Notícias

/

18 de Novembro de 2010 09h00

Presidente da Sanecap diz que Cuiabá vai consolidar o saneamento

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O novo presidente da Sanecap - Companhia de Saneamento da Capital, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, fez ontem (17-11) uma projeção otimista das perspectivas na área de saneamento básico no Município, em termos da infraestrutura moderna que vem sendo implantada no abastecimento e tratamento de água e esgoto. "Desde 2005 a Sanecap tem se modernizado por completo, com a substituição de equipamentos considerados obsoletos (alguns com mais de 30 anos de uso) e dispendiosos à proposta de economia do Poder Público Municipal. Esses novos equipamentos, além de economizar muito, são mais potentes", disse ele.

Não somente os geradores, quadros de comando e outros equipamentos chaves foram substituídos nas unidades da empresa, observou, mas também se procedeu ampla reforma em todas as unidades de serviço da Sanecap, inclusive as ETA(s) e ETE(S), estações de tratamento de água e esgoto. "A adoção de um sistema eletrônico para cálculo do consumo e o emprego de frota nova de carros e motos também tem auxiliado nessa dinâmica de serviços que a Sanecap emprega de 2005 para cá. E o prefeito Chico Galindo quer avançar ainda mais, a fim de garantir à Cuiabá um abastecimento com água de qualidade".

Todas as mudanças estratégicas implementadas na Sanecap foram importantes, analisa Antônio Carlos. "Isso implicou na vinda de técnicos de unidades de saneamento básico de Minas, São Paulo e outros estados, para treinamento da equipe local da Sanecap". Ele salientou que, o colaborador (funcionário) é o maior patrimônio da empresa. Investir na sua capacitação é fundamental para atingir o êxito das propostas de trabalho à altura do desejado pela população de Cuiabá", concluiu.