/
20 de Agosto de 2010 08h00
Presidente da Sanecap afirma que universalização da água está próxima
O presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, disse no dia (18-08) que após a realização dos trabalhos estruturais para modernizar os pólos de abastecimento de água tratada no município, a exemplo da operacionalização da ETA do Tijucal, a universalização do sistema está mais próxima do que se supunha. "Com esta extensão que concluímos da ETA do Tijucal até o 1o. de Março, passando pelo Altos da Serra, vamos minimizar grande parte da deficiência de abastecimento de água
Ele observou que umas das preocupações da Sanecap é com relação às ligações domiciliares precárias, que podem não aguentar o forte fluxo procedente dos reservatórios. "É outro ponto a ser priorizado na sequência. A Sanecap elaborou projetos para padronização das ligações domiciliares e hidrometração para serem encaminhados à Caixa Econômica Federal – CEF, que serão protocoldos possivelmente nesta semana. Pelos levantamentos, 30% das ligações de água na Capital não são padronizadas nem hidrometradas. Além disso, a empresa está empenhada em neutralizar os vazamentos e desperdício de água que ainda ocorrem em Cuiabá, seja por furto ou por falta de consciência", ressaltou.
Neste período de seca, ele aconselha à população a economizar água. "É primordial realizar um trabalho de educação ambiental, de conscientização acerca dos reflexos negativos do desperdício de água tratada. A água, além de ser um bem indispensável à vida, a cada dia se torna mais difícil. Ainda mais em se tratando de água tratada, um produto caro. É preciso ter consciência de que a água precisa ser bem utilizada. Não pode ser usada para lavar carros ou molhar ruas. É muito mais um trabalho de conscientização do que de punição. Daí que vamos desenvolver uma campanha, por determinação do prefeito Chico Galindo, sobre o tema: água tratada é um bem que não pode ser desperdiçado", concluiu.