Notícias

Cultura, Esporte e Lazer / TRABALHO APROVADO

06 de Fevereiro de 2022 06h00

Presidente da Amace elogia melhorias realizadas nas cabines de transmissão de jogos do Dutrinha

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

O presidente da Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (Amace), Jacques Brasil, aprovou as melhorias realizadas no Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) que, além de contribuir para um bom futebol, dar mais conforto aos torcedores, também assegura melhores condições de trabalho à imprensa. A requalificação promovida no local também alcançou as cabines de transmissão utilizadas pelos profissionais da comunicação.

“Tive a oportunidade de conversar com o prefeito Emanuel Pinheiro, parabenizando pela reinauguração. O Dutrinha é uma das grandes praças esportivas de Cuiabá, que já foi palco do auge do futebol mato-grossense. Esperamos retomar isso e, nesse contexto, oferecer conforto e segurança para que os profissionais que ajudam a construir o espetáculo do futebol também desenvolvam seus trabalhos é muito importante”, disse Jacques.

Outra iniciativa reconhecida pelo presidente da Amace como extremamente positiva é a homenagem feita aos radialistas mato-grossenses no evento realizado na sexta-feira (04). Além desses profissionais, o prefeito Emanuel Pinheiro também entregou as 70 condecorações a outras personalidades como jogadores e esportistas que fazem parte dos 70 anos de história do estádio.

“É uma ideia que gosto muito, pois esses profissionais merecem essa homenagem. Das cabines do estádio conseguiram transmitir para todo Mato Grosso partidas históricas do Operário, Mixto, Dom Bosco, Palmerinhas do Porto, que são grandes times que lotavam constantemente o Dutrinha. São pessoas que passaram por nossa cidade e deixaram um brilhante legado para o esporte cuiabano”, finalizou o presidente.

HISTÓRIA

Fundado em 1952, o Estádio Eurico Gaspar Dutra foi o palco central do futebol mato-grossense até a inauguração do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em 1976. O Dutrinha, como é carinhosamente chamado pelos cuiabanos, é sem dúvida o local de grande identificação dos clubes de futebol da baixada cuiabana, a exemplo do Mixto, Dom Bosco e Operário, que viveram grandes momentos de suas histórias no estádio.

A estrutura pertence a Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011. Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido a demolição do Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. Em 2021, chegou ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.

Desde sua construção, essa foi a maior obra de reestruturação já executada no local. Além dos históricos jogos e disputas, o Dutrinha também recebeu diversos shows nacionais, de cantores famosos e consagrados pela crítica, a exemplo do cantor Raul Seixas, Lulu Santos e Balão Mágico. Foi ainda consagrado como a casa do futebol americano, onde o Cuiabá Arsenal fez história, popularizando o esporte entre os cuiabanos.