Notícias

Gestão /

02 de Outubro de 2024 12h00

Prêmio Modernização: 56 projetos seguem na disputa pela premiação máxima visando um carro zero quilômetro

ELIANA BESS

Luiz Alves

Arquivo

 

As comissões já estão atuando na análise dos 56 projetos previamente classificados por cumprirem os requisitos exigidos no edital da 2ª Edição do Prêmio Modernização do Serviço Público. Nesta edição os organizadores foram surpreendidos com um recorde de 64 projetos inscritos, destes, 8 não se enquadraram dentro dos critérios exigidos e ficaram de fora da concorrência. A Prefeitura de Cuiabá, idealizadora do prêmio, através da Secretaria Municipal de Gestão, avalia que já é um bom resultado saber que tem muitas pessoas com ideias que poderão contribuir com a administração. 

“Não é qualquer disputa com um carro zero quilômetro em jogo. Com certeza isso instigou muitos servidores a pensar e padronizar a sua ideia dentro das exigências estabelecidas no edital do Prêmio Modernização do Serviço Público. E, ainda ótimos prêmios para o segundo e terceiro colocado, sendo um iphone 15 e uma viagem no valor de até R$ 5 mil, respectivamente. Além disso, todos os selecionados, sendo um de cada Secretaria ou Órgão da administração municipal participante, receberá o valor correspondente ao seu subsídio salarial. Os três primeiros, além dos prêmios, também terão o valor do subsídio. É muita expectativa e emoção do começo ao fim, com a surpresa dos nomes sendo revelados apenas no dia da cerimônia, fechando com chave de ouro essa iniciativa”, frisou a secretária Municipal de Gestão, Ellaine Ferreira. 

A previsão de conclusão de todas as analises é até o dia 15 de outubro, permanecendo sob sigilo o resultado. Todos os autores dos respectivos 56 projetos pré-aprovados deverão marcar presença no evento e só lá, em data ainda a ser definida dentro do mês de outubro, serão anunciados os ganhadores.

Enquanto isso as comissões trabalham em ritmo criterioso para definir essa seletiva. No dia 20 deste mês, por exemplo, aconteceu uma reunião preliminar com as comissões para delinear a dinâmica da avaliação, seguindo o cronograma estabelecido. E no dia 23, iniciaram-se as etapas de análise dos projetos. Nas Secretarias que tiveram mais de um projeto classificado, acontecerá uma disputa interna para definir qual seguirá para próxima etapa, quando concorrerá com os projetos aprovados das demais Secretarias. “Para concorrer aos prêmios bônus: carro, iPhone ou pacote de viagens, primeiro o projeto deverá ser o melhor da sua Pasta. Pode-se dizer que, feliz é aquele que foi melhor classificado na sua Secretaria, porque é uma etapa a menos de concorrência”, explicou Luiz Sávio, da comissão organizadora do Prêmio.

O edital do Prêmio Modernização prevê pré-projetos e propostas que se enquadram em algum dos tópicos como Modernização, Práticas Sustentáveis, Gestão de Finanças, Acessibilidade, Inovação e Melhorias Para o Servidor no Ambiente de Trabalho, entre outros eixos.

Apesar dos prêmios bônus desta edição, o prazo maior para inscrição, também contribuiu com a ampliação de números de inscrições ao prêmio. O coordenador do Prêmio, Luiz Sávio disse que foram ouvidos os membros das comissões e os participantes. E, esse feedback, serviu para coletar sugestões para implementar melhorias. “Solicitaram um prazo maior para inscrição dos projetos e também para análise. Nesta edição, a proposta veio com essas adequações, com um cronograma  mais extenso, tanto para inscrição dos projetos, como para análise por parte das comissões", pontuou Luiz.

Em 2023, foram 26 projetos inscritos de apenas 10 das 23 secretarias existentes. Na ocasião, o prêmio foi de um subsídio correspondente a que recebiam acrescido de bolsa de estudo.

SERVIDOR EFICIENTE
Paralelamente a 2ª Edição do Prêmio Modernização está em andamento  o Prêmio Servidor Eficiente, cujo resultado será revelado na mesma cerimônia. Nesse, a iniciativa prevê a premiação de dois servidores de cada Secretaria ou Órgão, no caso até 46 servidores, cuja escolha é feita pelo gestor da Pasta de acordo com critérios próprios. O servidor também pôde se auto indicar até 30/08/24 e será avaliado dentro das características exigidas para qualificar um Servidor Eficiente juntamente com outros os demais nomes, caso haja várias indicações. 

No caso, a premiação corresponderá a certificado de Honra ao Mérito, um elogio na ficha funcional e mais um valor de até R$ 3 mil para bolsa de capacitação para cada um deles. E um prêmio bônus, sendo  uma SMART TV de 50 polegadas, que será sorteado entre os 46 selecionados que estejam presentes na cerimônia de divulgação dos resultados.