Notícias

Habitação e Regularização Fundiária / Descentralização

27 de Março de 2014 09h35

Prefeitura visita comunidades no campo e realiza o projeto “Zona Rural em Ação”

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

Secom Cuiabá

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está realizando uma série de atividades em comunidades da zona rural da cidade, com o objetivo de cadastrar e, posteriormente, contemplar famílias que se enquadram no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Desde a última semana, quatro comunidades rurais já foram visitadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Cidades: Três Pedras, Casulo e Terra Vermelha localizadas no Distrito da Guia, além de Laranjeira que fica no Distrito do Aguaçú.

O projeto ‘Zona Rural em Ação’ consiste na visita da administração municipal, com equipe responsável por coletar os documentos necessários das famílias e cadastrá-las para que recebam o benefício da casa própria no campo através do PNHR.

Na ocasião, também é realizado o CadÚnico dos possíveis beneficiários, para que obtenham o número de inscrição social (NIS), trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá, além de serviços de saúde, como aferição de pressão dos moradores do campo, orientação e palestras de prevenção à doenças crônicas, entre outros.

“A população da zona rural precisa desse trabalho, pela distância e dificuldade que têm de ir à cidade. Precisamos olhar com mais prioridade para essas comunidades que produzem no campo”, destacou o Secretário de Cidades, Suelme Fernandes.

Segundo o morador da comunidade rural Três Pedras, Gabriel Figueiredo, são muitos os anseios dos moradores do campo e é importante que a Prefeitura esteja por perto. “A comunidade sofre com a falta de informação e assistência social e de saúde no campo, e está de parabéns os profissionais que vieram aqui nos ouvir e atender”, afirmou.

 

Ao todo, 10 profissionais da Prefeitura Municipal de Cuiabá atuam no projeto e, nas quatro visitas já realizadas, mais de cem famílias foram atendidas. A Secretaria Municipal de Cidades pretende realizar o projeto em pelo menos mais 35 comunidades rurais do município e o objetivo será construir até 200 unidades habitacionais na zona rural cuiabana até o fim de 2016.