Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /
25 de Janeiro de 2013 14h38
Prefeitura vai estimular comerciantes a deixar a informalidade
A Prefeitura de Cuiabá irá auxiliar vendedores ambulantes e demais trabalhadores que atuam na informalidade a se tornarem microempreendedores. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Mauro Mendes aos comerciantes do Centro Comercial Popular, na manhã desta sexta-feira (25).
A ação será realizada de maneira contínua em parceria com o Sebrae, Banco do Brasil e as quatro entidades que compõem o Sistema “S” (Sesc, Sesi, Senai e Senac). Além de receberem a qualificação necessária, os trabalhadores poderão acessar linhas de crédito para investir em seus projetos e ampliar os negócios e os lucros.
O Sebrae e as entidades do Sistema “S” atuarão orientando os trabalhadores sobre o que precisam para se tornar microempreendedores.
A Prefeitura de Cuiabá atuará cadastrando os trabalhadores e auxiliando-os a se tornar adimplentes e a conseguir a documentação necessária para sair da informalidade.
O Banco do Brasil, por sua vez, oferecerá créditos de R$ 500 a R$ 15 mil aos que desejam investir em seus negócios, a uma taxa de juros de 0,64% ao mês.
Formalizar as condições dos comerciantes da Capital é uma das prioridades de Mauro Mendes. Segundo ele, atualmente Cuiabá ocupa a 12ª posição do ranking das cidades com maior número de microempreendedores individuais.
“Nossa meta é chegar ao final do ano como uma das primeiras em número de empreendedores. Vamos trabalhar muito para levar qualificação a todos”, garantiu o prefeito.
De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves do Andrade, a ação antecipa o lançamento de um grande programa que está em fase de formatação e envolverá ainda as Secretarias de Cidades, Assistência Social e Meio Ambiente.
“O benefício não irá se restringir aos camelôs do Centro Comercial Popular, mas a todos aqueles que tiverem interesse”, disse.
Maria Candelária, que trabalha como ambulante há 18 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá e já adiantou que pretende usufruir do benefício. “Isso vai ser muito bom para quem pretende ampliar seu comércio”.
Camelô há mais de 10 anos, Antônio Carlos Moreira da Silva disse que a oportunidade representará um recomeço para muitos. “Tendo condições para investir no negócio, muitos poderão sair das ruas, onde hoje ficam debaixo de sol quente e chuva”.
Presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes, Permissionários e Domiciliares de Cuiabá, Aparecida Ribeiro de Oliveira agradeceu ao prefeito e disse que os vendedores ambulantes ganharão muito com a medida, sobretudo porque, saindo da formalidade, terão direito à aposentadoria.
“Com isso, todos terão a oportunidade de trabalhar de forma legalizada e se tornar microempreendedores, o que é muito bom”, disse ela.