Saúde / Resgate
02 de Abril de 2015 17h55
Prefeitura resgata idosa que sofria maus tratos no Distrito da Guia
Uma equipe da Prefeitura de Cuiabá se deslocou hoje até a zona rural do Distrito da Guia para resgatar uma senhora de 76 anos estava em situação vulnerável.
“Ela estava em más condições de higiene, desnutrida e dormia em uma cama sem forro, dentro de um antigo galinheiro que não possui ventilação. O local é abafado, úmido e tem mau cheiro, impróprio para viver”, afirmou o médico do PSF local, Ronald dos Anjos, que esteve esta semana na chácara e encontrou a idosa acorrentada durante uma consulta de rotina.
A ação contou com o apoio de médicos, enfermeiros, conselheiros tutelares, além de membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A senhora foi encaminhada para a Policlínica do Verdão para receber os primeiros atendimentos médicos e realizar exames.
A idosa mora com o irmão, João do Nascimento, também idoso e deficiente visual. De acordo com ele, ela sofre de esquizofrenia e por vezes é agressiva. “Nós a amarramos para evitar que ela fuja ou se machuque”, contou.
Ele explicou ainda que a família mora de favor e não tem condições financeiras para arcar com os custos do tratamento dela, uma vez que a renda familiar corresponde à aposentadoria que ele recebe no valor de um salário mínimo, além de um benefício por invalidez que a irmã ganha do Governo.
O secretário municipal de Saúde, Ary Soares Junior, disse que a ação consiste também em fornecer apoio e acompanhamento para os familiares envolvidos no caso.
“Nós vamos acompanhar a situação até termos a certeza de que a idosa estará em condições dignas e com os direitos dela garantidos. Vamos oferecer o suporte necessário aos familiares, caso eles precisem”, concluiu o gestor.