Educação / ENSINO INFANTIL
03 de Agosto de 2017 11h15
Prefeitura registra 570 solicitações de acesso aos novos CMEI para o segundo semestre
As solicitações de matriculas para três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da capital realizadas na última seman, pelo sistema online da Prefeitura de Cuiabá, o Matrícula Web, alcançou 570 inscrições para as unidades dos bairros Residencial Avelino Lima Barros (CMEI Antônio Batista Cruz), Nova Esperança II (CMEI Jornalista Marcos Coutinho) e Residencial Francisca Loureiro Borba (CMEI Júlio Pinheiro).
Das 600 vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) referentes ao Ensino Infantil, cerca de 200 vagas são oferecidas para a faixa etária de quatro a cinco anos, Pré-Escola I e II, etapa presente somente nos CMEIs Antonio Batista Cruz e Jornalista Marcos Coutinho. A quantidade de vagas para esta fase escolar é estabelecida pela formatação padrão de salas exigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Entretanto, apenas 15 solicitações para esta fase escolar foi registrada no sistema de matrícula porque a Prefeitura praticamente universalizou o atendimento no município para crianças desta idade, são 18.039 alunos matriculados na rede municipal.
“Isso mostra que toda a demanda de atendimento a crianças com idade pré-escolar foi universalizada. Portanto, raras crianças nesta faixa etária estão fora da escola. Tanto é que durante este processo de matrículas online tivemos poucas solicitações de um total de 200 vagas ofertadas para esta etapa, o que reforça mais uma vez o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com a população cuiabana”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, responsável pela parte pedagógica da pasta de Educação.
Alta Demanda
Já no Berçário e Maternal houve o registro de grande demanda de solicitação de matrículas, ao todo foram 285 inscrições, o que representa cerca de 42% a mais do número de vagas oferecido pelo município, divididas em 120 vagas para os três CMEI’s.
Atualmente, a Prefeitura atende nessa fase escolar cerca de 11,7 mil alunos e, de acordo com a pasta de Educação de Cuiabá, aproximadamente 22 mil crianças estão fora do Ensino Infantil.
A faixa etária de zero a três anos (Maternal e Berçário) ainda conta com as turmas de Jardim I e II, salas para as quais a prefeitura ofereceu 150 novas vagas, tendo recebido 146 solicitações de acesso às três novas unidades.
A realidade fez o Executivo municipal solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a necessidade de ampliação de salas referentes a própria fase escolar Berçário e Maternal como também outras em caso de necessidades. A expansão consiste em acrescentar o espaço físico em blocos pré-moldados em lugares propícios e vagos no projeto existente da própria unidade.
Ou seja, as crianças não vão ter uma redução no espaço do pátio, do playground ou do lactário por exemplo, para a construção de novas salas. O MEC também abriu espaço para a ampliação das creches, caso seja necessário, tudo da maneira descrita acima.
Confirmação
A divulgação dos nomes das crianças contempladas com as vagas nos três novos centros de Ensino Infantil acontece a partir da próxima semana e será feita por meio de contato telefônico da direção de cada unidade escolar, com os pais ou responsáveis que efetuaram as solicitações.
O processo de acesso as unidades escolares públicas do município, a partir do decreto Nº 6.293/17 assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, segue o fator de vulnerabilidade social sendo, por ordem, crianças com necessidades especiais, com família beneficiária do programa Bolsa Família e pais ou responsáveis com menor rendimento mensal.
A pasta de Educação ressalta sobre esse processo de matrícula ser exclusivo para os novos CMEIs inaugurados que ainda não tiveram suas atividades iniciadas.