Mobilidade Urbana / Semana da Transparência
22 de Maio de 2015 16h50
Prefeitura recebe cerca de 400 alunos durante a Semana da Transparência
Cerca de 400 estudantes da rede pública percorreram os corredores do Palácio Alencastro conhecendo sua estrutura organizacional durante a 2ª Semana da Transparência. Dentre os dias 18 e 22 de maio, 10 escolas participaram e envolveram seus alunos em um aprendizado diferente e lúdico sobre pequenos atos de corrupção presentes em nosso dia-a-dia.
O saldo final de uma semana movimentada e repleta da alegria das crianças foi positivo e de acordo com a Controladoria Geral do Município, os novos patrulheiros da transparência pública já se tornaram fortes aliados na luta contra a corrupção.
“Nossa maior satisfação é ver em cada criança o entusiasmo brotar. Elas se sentem importantes para a Prefeitura e por serem agentes multiplicadores, vemos o quanto elas estão dispostas a passar o conhecimento adiante para os pais, coleguinhas e amigos”, afirma Priscila Ventura, diretora de Transparência Pública do município.
Para a professora Márcia Regina Bastos, coordenadora da Escola Municipal Maria Lucila da Silva Barros, o desenvolvimento dos pequenos acontece naturalmente quando ensinados de forma tão dinâmica, principal proposta da Semana da Transparência.
“Só o fato de deslocarmos as crianças da instituição para um ambiente todo novo, como é o caso da sede municipal, já sentimos uma diferença significativa no aprendizado delas. E ao participarem de atividades divertidas, todas elas são levadas a vivenciar a cidadania de forma prática, mesmo sendo tão jovens! Isso é de grande valia”, diz.
E as crianças agora fazem questão de mostrar seu distintivo de Patrulheiro da Transparência, mostrando que sabem exatamente quais posturas rotineiras são desonestas e porque devem ser coibidas.
“Nunca mais vou esquecer que furar a fila é errado, afinal, não posso tirar o direito do meu colega que chegou primeiro”, conta Ana Raquel, 9, estudante do 4º ano da EMEB Maria Lucila da Silva Barros.
Já para a Pâmela Isabeli, 8, estudante do 3º ano da EMEB Glaucia Maria Borges Garcia, aprender sobre corrupção de forma tão leve fez toda a diferença no aprendizado. “Adorei o desenho que assistimos e com a ajuda da tia Priscila aprendi que colar na prova ou na tarefa é feio. Agora, sempre que eu ver um coleguinha agindo assim vou chamar sua atenção!”, conclui.