Mobilidade Urbana / SEGURANÇA
07 de Agosto de 2018 16h47
Prefeitura realiza fiscalização em ciclovia da Avenida das Torres
Trabalhadores que se deslocam de bicicleta e também pedestres que utilizam a ciclovia da Avenida Professora Edna Affi (Avenida das Torres) têm agora mais segurança para fazer o percurso. A Prefeitura de Cuiabá revitalizou o trecho reforçando a pintura da faixa que tem a função de divisor de fluxo (separa o espaço dos carros, cliclistas e pedestres) e além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), iniciou esta semana uma operação de fiscalização para coibir o uso indevido da faixa.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a fiscalização foi necessária após serem constadas várias infrações. “Nossas equipes estarão continuamente realizando a fiscalização nos períodos matutino, vespertino e noturno para evitar que os veículos estacionem ou transitem na ciclovia, que é um espaço destinado à bicicletas e pedestres para se locomoverem nesses locais com mais segurança”, afirma o secretário.
Segundo o diretor de Trânsito, Michell Diniz, os agentes de trânsito estão autuando motoristas que forem flagrados na ciclovia. “É proibido que veículos percorram ou até mesmo estacionem na ciclovia. O condutor está cometendo uma infração e será autuado conforme a gravidade. No local não podem alegar desinformação, já que toda a via foi revitalizada e sinalizada”, explica Diniz.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, corresponde a multa grave, com penalidade de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor R$ 193. Já quem for pego transitando sob a faixa destinada aos ciclistas, é infração gravíssima (valor da infração multiplicado por 3).
Cuiabá conta hoje com 39,9 km de ciclovia e ciclofaixa implantados em Cuiabá. Ao todo são três ciclovias distribuídas em algumas das principais avenidas da cidade e uma ciclofaixa. As avenidas Professora Edna Affi - Avenida das Torres - (24,8 Km), Enéas Cardoso Filho, no CPA III (2,10 Km), na Jornalista Arquimedes Pereira Lima (6,90 Km), a inativa Tatsumi Koga, no Pedra 90 (7,5 Km - não contabilizados) e aos domingos, os adeptos do esporte contam também com a ciclofaixa, na avenida Miguel Sutil (6,1 Km).
Novas ciclovias
Os adeptos do ciclismo e trabalhadores que fazem uso de ciclovias, devem ganhar novos espaços até o primeiro semestre de 2019. A Prefeitura de Cuiabá receberá até o final de agosto, 3,6 Km de ciclovia na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), isso porque o Governo do Estado está finalizando a obra de duplicação.
Já para o próximo ano, a previsão é que até março, o Governo do Estado entregue ainda à Prefeitura de Cuiabá, a Rodovia Arquiteto Helder Cândia, onde haverá mais 2,8 km de ciclovia.