Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Qualificação

19 de Fevereiro de 2015 11h05

Prefeitura realiza capacitação para funcionários do serviço de acolhimento institucional

DANI CUNHA

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), na Casa dos Conselhos, um novo ciclo de capacitação para servidores que atuarão no serviço de acolhimento institucional. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, aproximadamente 130 pessoas passarão pela capacitação.

A ação é voltada para servidores das unidades dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), equipes de abordagem social, funcionários das unidades de acolhimento direto (albergues do Porto, Manoel Miraglia e Abordagem Solidária), além da Pastoral do Migrante, instituição não-governamental que presta serviço de atendimento à rede pública, juntamente com a Prefeitura de Cuiabá.

Esses profissionais serão responsáveis por realizar, àqueles que precisam, o acolhimento, atendimento, entrevista e reinserção familiar e social. Composto de um público diversificado, os atendidos que acessam o serviço de acolhimento são homens, mulheres, idosos, grupos familiares com especificidade de grandes fluxos de migrantes, gays, lésbicas, transexuais, travestis. Muitas dessas pessoas moram nas ruas e em sua maioria possuem históricos de violação de direitos devido à discriminação. 

Durante a abertura dos trabalhos o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, falou da estrutura da pasta e das atribuições dos principais programas desenvolvidos, passando pelo número de unidades de acolhimento, bem como a execução do trabalho em cada unidade. “Para lidar com essa estrutura é preciso entender a importância dos serviços de assistência social. Nela a proteção social especial tem um papel extremamente relevante porque lida com o que temos de mais importante, enquanto sociedade, que são pessoas que por algum motivo tiveram o vínculo rompido com a família. São crianças abusadas sexualmente, são mulheres agredidas que passaram por violência doméstica, idosos negligenciados, são pessoas que tiveram traumas familiares e foram parar situações de rua”, explicou.

Segundo o secretário, a capacitação é orientada especialmente para o atendimento da população de rua e migrantes em Cuiabá, já que diariamente há situações extremamente graves e que precisam de uma orientação para melhorar o atendimento. “Para isso é necessário dar os encaminhamentos necessários para as pessoas que estão nessa situação, de acolhimento nas nossas unidades, de serviço de saúde, fornecimento de passagem para retorno à cidade onde estão os familiares, uma série de fatores que precisam do atendimento da assistência social para que eles possam superar essas situações que os levaram a chegar a situação de risco”. 

Vão participar da capacitação monitores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliar administrativo e de serviços gerais para atender de forma qualificada e personalizada os usuários atendidos.

“O que a gente espera é a melhoria da qualificação da prestação de serviço para que possamos superar situações junto a essas pessoas que passam por situação de desgaste dos vínculos familiares para que elas se restabeleçam e tenham uma convivência social, harmônica e adequada no convívio das suas famílias”, finalizou José Rodrigues.