Saúde / Crianças e adolescentes
16 de Maio de 2016 16h05
Prefeitura realiza blitz de conscientização sobre a campanha contra abuso e exploração infantil
A Prefeitura de Cuiabá realiza durante essa semana várias blitzes para conscientizar a população sobre a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, lançada nesta segunda-feira (16). A ação será realizada entre as Secretarias de Assistência Social e Saúde e Conselhos Tutelares nas principais ruas da capital.
A campanha foi lançada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e visa combater o abuso e a exploração infanto-juvenil. Durante todo este mês, quando se comemora o Dia Nacional de Luta (18), várias ações serão realizadas com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a questão.
A Gerente de Vigilância a Doenças Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Josiane Maximiano de Jesus Rodrigues, explicou a participação da secretaria nas ações. “Os Agentes Comunitários de saúde estarão transitando nos ônibus e participarão das blitz nas regionais falando sobre a campanha”, disse.
Josiane Rodrigues contou que a Saúde está participando da articulação dos diversos setores que prestam atendimento a pessoas em situação de violência além disso, está planejando as capacitações em identificação de sinais e notificações de violência para os profissionais da saúde e de outros setores como a assistência, educação e conselheiros tutelares.
“Esta é a quinta edição da campanha que tem como um de seus objetivos chamar a atenção da sociedade para o trabalho infantil e convocá-la a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra menores”, reforçou Josiane Rodrigues.
As blitzes acontecem simultaneamente em vários pontos da cidade e se iniciam hoje das 16h às 17h30, no Trevo da Escola Pública Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte, onde os agentes públicos farão panfletagem, distribuirão adesivos e sacolinhas de lixo.
A ação vai envolver profissionais do 5º Conselho Tutelar (CT), da região do Coxipó, policiais da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) da Polícia Judiciária Civil, dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Getúlio Vargas e Tijucal, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e 10 Agentes Comunitários de Saúde.
No dia 17, a blitz acontecerá das 07h30 as 09h nas Avenidas da Prainha e Isaac Póvoas envolvendo atores do 1º CT Centro, CRAS Dom Aquino e Praeiro e 10 Agentes Comunitários de Saúde.
Já das 17h30 as 19h30 a ação acontece no Posto São Mateus com a participação de agentes públicos do 2º CT Pedra 90, CRAS Pedra 90, Nova Esperança e Osmar Cabral, policiais da Deddica e mais 10 Agentes Comunitário de Saúde.
Ainda no dia 17, mas das 7h30 às 09h, a mesma ação será realizada no trevo da Avenida Brasil, em frente a farmácia Boa Esperança com a participação de agentes públicos do 3° CT CPA, CRAS do CPA e Jardim União e 10 Agentes Comunitário de Saúde. Das 16h às 18h a blitz será no Trevo Planalto e Jurumirim com a participação de agentes públicos do 6º CT Planalto, CRAS dos bairros Planalto, Pedregal e Dr. Fábio, policiais civis da Deddica, UFMT e 10 Agentes Comunitários de Saúde.
No dia 18 de maio, às 09h horas, a mobilização será na Praça Alencastro. “Para marcar a data estaremos realizando uma mobilização de cidadania com distribuição de materiais, tenda com banners sobre a rede de atendimento a vitimas de violência e outros serviços”, explicou Josiane Rodrigues