Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PREVENÇÃO

02 de Maio de 2020 09h20

Prefeitura realiza 377 ações de desinfecção de espaços públicos em 34 dias

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Em pouco mais de 30 dias de operação, a Prefeitura de Cuiabá já executou 377 ações de desinfecção nos mais diversos espaços públicos distribuídos pela cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos e realizado diariamente como forma de combate a propagação do contágio do novo coronavírus (Covid-19). 

Na Capital, a atividade é desempenhada desde do dia 28 de março de duas maneiras diferentes. No primeiro momento, o serviço foi colocado em prática por meio do uso de borrifadores costais e, posteriormente, ganhou o reforço de caminhões-pipa. Conforme a programação do Município, a operação seguirá durante todo o período de enfrentamento à pandemia. 

De acordo com o relatório da Secretaria, foram realizadas 76 ações com borrifadores na primeira semana, 54 na segunda, 63 na terceira, 61 na quarta e a quinta foi finalizada com 47. Já o trabalho com caminhões-pipa, efetuou 35 ações na sua primeira semana, 18 na segunda e 23 na terceira. Somadas as duas frentes, são 377 ações em 34 dias.

“Desde o início dessa batalha, estamos adotando as melhores medidas possíveis para inibir a proliferação do vírus. A desinfecção contínua de espaços públicos é uma estratégia utilizada nos grandes centros urbanos e que tem dado resultado. Em Cuiabá não é diferente. Juntando esse trabalho com outras intervenções, estamos alcançando bons resultados”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

As ações são planejadas para atender praças, parques municipais, vias, canteiros centrais, unidades de saúde e demais áreas públicas com maior movimentação de pessoas. O cronograma de trabalho é montado com base nos relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo os locais apontados com maior incidência do vírus.

FERRAMENTAS DE TRABALHO

No total, são dois caminhões e quatro equipes, dívidas em dois turnos, empenhadas na operação de desinfecção. Conforme a Secretaria, cada veículo tem capacidade de 8 mil litros, sendo que, na média diária, são utilizados cerca de 80 mil litros da mistura de água com hipoclorito de sódio.

O trabalho conta ainda com seis borrifadores costais e o empenho de duas equipes de operadores de limpeza pública. “Para garantir a segurança dos trabalhadores, fornecemos todos os equipamentos de proteção necessários. Além disso, O produto usado na desinfecção não causa nenhum tipo de prejuízo ao servidor que o manuseia, porém é eficaz nesse combate ao coronavírus”, pontua o Secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.