Notícias

Educação / Debatendo

13 de Outubro de 2015 11h21

Prefeitura promove Seminário de Educação Ambiental para professores da rede municipal

ROSANE BRANDÃO

A prefeitura de Cuiabá promove nesta quarta-feira (14), a partir das 8 horas, no auditório da Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), o Seminário de Educação Ambiental “Historicizando a Educação Ambiental”. 

O seminário conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O público alvo do seminário serão os coordenadores e assessores pedagógicos, professores de ciências e pedagogos que atuam no 5º ano nas unidades de ensino da rede municipal. Pelo menos 120 profissionais da educação devem participar do seminário.

O evento será aberto com a palestra “A importância da Educação Ambiental no contexto educacional”, proferida pela professora doutora Michele Tomoko Sato, da UFMT.

No período da tarde serão realizadas oficinas, cujos temas serão “Vida secreta dos objetos”, ministrada pela gerente de Educação Ambiental da Seduc, professora mestre Giselly Rodrigues da Neves; “Pegada ecológica e sustentabilidade no ambiente escolar, ministrada pelo professor mestre Valdiney Vieira da Silva; e a “Oficina de futuro: Com-Vida – Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola: construindo Agenda 21 escolar”, ministrada pela professora mestre Andréia da Silva Pereira.

A palestra “Vida secreta dos objetos” visa proporcionar aos participantes o contato com diversos elementos naturais e culturais a fim de provocar uma reflexão ética e estética sobre as diferentes relações que estabelecem consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta. Durante a mediação da oficina, os participantes serão provocados de modo a buscarem estabelecer relações desta atividade com o tema da palestra de abertura do seminário, com a sua história de vida e sua vivência profissional.

Como resultado da oficina será produzido narrativas escritas individualmente, que poderão compor um livro de cartonagem a ser editado pela escola.

A oficina “Pegada Ecológica e Sustentabilidade no Ambiente Escolar”, visa provocar reflexão sobre os aspectos determinantes da vida das pessoas no planeta. Esta oficina pretende partir da reflexão do uso da Pegada Ecológica (PE) como ferramenta didática a fim de fazer com que os professores reflitam sobre a possibilidade pedagógica da PE e posteriormente transponham para seus alunos com o objetivo de saber qual o sentimento de cada um ao descobrir sua respectiva Pegada Ecológica e dar sentido a uma prática coletiva de avaliação na escola. 

A “Oficina de Futuro: Com-Vida Comissão de meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: Construindo Agenda 21 Escolar”, tem por objetivo apresentar os pressupostos para a formação das Com-Vida, bem como, da construção da Agenda 21 Escolar, partindo da realização da oficina de futuro como uma importante metodologia de construção de projetos coletivos. Pretende contribuir para a compreensão da Agenda 21 escolar como instrumento dessa ação coletiva na escola.