Educação / PROPOSTA
22 de Maio de 2017 15h50
Prefeitura projeta inserir esporte na rede municipal de Educação
O incentivo do esporte na rede pública municipal de Educação consta na proposta de gestão humanizada da prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação. Neste contexto, a pasta foi uma das apoiadoras da 3ª rodada da Taça Pantanal de Rugby realizada no Complexo Dom Aquino, no último sábado (20), com o jogo entre o Cuiabá Rugby e o Campo Grande RC.
A Secretaria de Educação alojou, em suas dependências, o time sul-matogrossense como suporte institucional e, por meio do novo secretário municipal de Educação, Rafael Cotrim, o órgão estuda propagar o Rugby na rede educacional do município, noticia recebida com apreço pelos incentivadores do esporte em Mato Grosso.
"O esporte vem incrementar a educação do aluno. Ajuda a ter uma disciplina e concentração maior e o Rugby, nesse sentido, contribui muito visto que é um esporte no qual o respeito e a lealdade ao adversário e árbitro são levados a mais alta dedicação. Então, creio que o Rugby contribuirá muito na grade curricular das escolas e a prefeitura vai ser muito feliz nessa empreitada. Será uma decisão de sucesso", disse Herman Meira, fundador e diretor do time Cuiabá Rugby.
O atual secretário, pouco mais de 50 dias à frente da pasta, projeta introduzir ferramentas concomitante ao processo pedagógico para combater a evasão escolar, mas, principalmente, preparar o aluno de uma forma melhor para a entrada no ensino médio.
"Além de criarmos formas de melhorias para o ensino pedagógico é nossa obrigação também oferecer instrumentos a parte como meios de fortalecer e ampliar a preparação da criança para a próxima etapa que é o ensino médio. Inserir tecnologia, esporte e artes são algumas formas de integrar o processo educacional e levar um aluno mais preparado não só para os estudos a seguir, mas também para vida", elencou Cotrim.
É de competência do poder Executivo municipal oferecer a Educação Infantil e Fundamental, qual engloba o 1º, 2º 3º ciclo, voltado a crianças da faixa etária de zero até 14 anos.
O vice-prefeito Niuan Ribeiro que acompanhou o jogo local citou como exemplo o sucesso norte-americano de implementar como cultura o esporte dentro do contexto escolar.
"O país mais desenvolvido do mundo no esporte é o Estados Unidos e o que eles fizeram para chegar nesse nível é agregar à educação com o esporte. Eles possuem uma base muito forte de Atletismo e de Futebol Americano nas escolas e precisamos seguir esse exemplo em criar esse canal e desenvolver o esporte nas nossas escolas", destacou Niuan.
Parceria
A pasta de Educação já iniciou conversas com a equipe do Melina Rugby Clube, fundado em 2015, no interior de Mato Grosso, pelos empresários franceses Michel e Alain Leplus. Entre as ações iniciais para inserir o esporte na rede de Educação está a capacitação dos profissionais de Educação Física, presentes nas 81 Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) e 10 Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (Emebc), sobre as regras do esporte, os fundamentos, entre outros.
"Há mais de um ano o clube recebe alunos do bairro Pedro 90 para familiarizar eles com o Rugby e nossa intenção é de ir além e, por isso, achamos de extrema importância poder ter a parceria e ajuda da secretaria de Educação de Cuiabá. Concretizando a parceria do Melina Rugby, a cada sábado, em seu centro, receberemos os alunos da rede municipal, a serem definidos pela secretaria", contou o diretor do time, Michel Leplus.
O fundador da equipe de ainda explica que os alunos receberam aulas e treinamento de fundamentos do esporte, como forma de iniciação do projeto que, segundo Michel, vai permitir a inserção de um novo esporte na rede de Educação do município e concomitantemente propagar a cultura do Rugby na capital mato-grossense.
Taça Pantanal
O jogo válido pela 3ª rodada da competição pela teve o placar de 51 x 5 para equipe cuiabana, a qual vem de três vitórias consecutivas na Taça Pantanal, e a vitória significou um importante passo para a conquista do título.
Além da competição, o jogo ainda representou, como em todos os anos, uma disputa clássica devido a rivalidade entre as capitais Cuiabá e Campo Grande.
"O troféu é uma disputa a parte ao campeonato e deve-se a rivalidade entre as capitais. Entõa, todo jogo entre as equipes é disputado esse troféu, independente da posição de qualquer um deles dentro da competição", explicou Herman.
Desde 2010 o clássico é disputado valendo troféu e, na oportunidade, o vice-prefeito Niuan Ribeiro entregou a Taça Pantanal, como é chamada, ao ganhador, o Cuiabá Rugby, vencedor da disputa há seis anos.
Além da secretaria de Educação, outras pasta municipais estiveram envolvidas na realização da partida do campeonato de Rugby, entre elas a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e de Governo.