Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Políticas públicas
22 de Outubro de 2014 17h07
Prefeitura prepara Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá está finalizando o Plano de Resíduos Sólidos do Município, que vai nortear a criação de políticas públicas definitivas para o gerenciamento dos resíduos sólidos da Capital.
Para isso, está realizando um seminário sobre o assunto na próxima segunda-feira (27), às 9 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT).
Durante o seminário, que será aberto ao público, serão discutidas as questões como a política nacional dos resíduos sólidos e as obrigações dos municípios, a concepção e estruturação das políticas públicas municipais e as diretrizes para a implementação do plano em Cuiabá.
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, explicou que o resultado das discussões durante o seminário serviráq para finalizar o plano, que ainda passará por aprovações dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, para então ser encaminhado na forma de projeto de lei à Câmara de Vereadores.
“A confecção do Plano de Resíduos Sólidos é um processo democrático, em que foram ouvidas entidades representativas e a sociedade. Agora estamos na construção final para garantirmos a aprovação desse documento que irá nortear todas as decisões a respeito dos resíduos sólidos em Cuiabá pelos próximos anos”, apontou Stopa.
O Plano trata da adequação do Aterro Sanitário, coleta seletiva e destinação dos mais diversos resíduos, como o lixo doméstico, materiais recicláveis, resíduos da construção civil e da indústria, lixo hospitalar, entre outros.
Atualmente, o município produz em torno de 560 toneladas de lixo por dia.