Mobilidade Urbana / Acesso à informação
19 de Novembro de 2014 11h04
Prefeitura premia vencedores do Concurso de Redação e Desenho
A Prefeitura de Cuiabá premiou os 13 vencedores do Concurso de Redação e Desenho sobre Transparência Pública nesta quarta-feira (19). Os ganhadores foram contemplados com tablets e PlayStation 2, entregues aos primeiros e segundos lugares, respectivamente. A premiação também contou com uma apresentação de dança da Escola Municipal Padre Raimundo Pombo.
A iniciativa, desenvolvida pela Controladoria-Geral do Município, teve como tema ‘Acesso à informação: um direito de todos’ e estimulou os participantes a desenvolverem sua criatividade através da arte e da escrita. Ao todo, oito estudantes conquistaram a primeira colocação e cinco, a segunda colocação.
Para o controlador-geral, Marcelo Bussiki, o concurso é reflexo da transparência que o prefeito Mauro Mendes tem exigido em sua gestão e visa envolver a população, a medida que difunde a Lei de Aceso à Informação Pública e traz as crianças para o centro da questão.
“Estamos investindo na participação do cidadão na administração pública e as crianças são um dos nossos focos. Queremos toda a população envolvida com a gestão, sendo fiscais, e criar essa cultura nos mais novos faz parte deste trabalho”, revela o controlador-geral.
O acesso do cidadão à gestão pública tem sido trabalhado ao longo de três anos, segundo Gilberto Gomes, promotor de justiça do Ministério Público. Para ele, o concurso amplia a visão das crianças sobre um assunto ainda novo, mas muito importante.
“Nosso objetivo é criar uma ponte entre o poder público e a população, conferindo a ela acesso à maneira como os gestores públicos estão administrando o dinheiro do contribuinte. Precisamos desses fiscais para nos ajudar a dar maior transparência aos órgãos e de sua participação na formação de novas políticas públicas”, afirma o promotor.
Para a professora Cristina Maria dos Santos, da Escola Municipal Dr. Fábio Firmino Leite, ver sua instituição conquistar o título de “Escola Cidadã” ao lado de dois de seus alunos (premiados em primeiro lugar na categoria Desenho), é gratificante.
“Orientei 16 turmas neste concurso, algo em torno de 500 alunos. Poder ver o resultado positivo desse trabalho só me estimula a progredir com essas crianças, ensinando cada vez mais sobre seu papel como cidadãos protagonistas, que fazem parte da administração pública”, conta ela, também premiada.
Já para Maria Cristina Nascimento, mãe de Crislaine, primeira colocada na categoria de Redação, a vitória é resultado de muita dedicação escolar e comprometimento.
“Estou muito orgulhosa da minha filha! Ela é uma aluna exemplar e dedicada e isso é fruto de seu esforço e participação nas atividades extracurriculares”, revela com entusiasmo.
Para a adolescente de 14 anos, que está cursando o nono ano na Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim, conquistar o primeiro lugar é mais do que ganhar um prêmio.
“Foi um ótimo aprendizado. Agora sei qual é meu papel como cidadã e parte disso veio do apoio que recebi da minha escola”, conclui Crislaine.
Confira a lista completa dos vencedores:
Categoria Desenho
Primeiro ano
1° lugar: Daniell Henryk Nunes Araújo (EMEB Dr. Fábio Fimino Leite)
2° lugar: Anna Vitória Bilmaia (EMEB Henrique da Silva Prado)
Segundo ano
1° lugar: José Vinicius da Silva (EMEB Dr. Fábio Firmino Leite)
2° lugar: Ester Basso de Moura (EMEB Antônio Ferreira Valentim)
Terceiro ano
1° lugar: Talles Patrik da Silva (EMEB Enrique da Silva Prado)
2° lugar: Francinny Maciel Ferreira Mendes (EMEB Antônio Ferreira Valentim)
Quarto ano
1° lugar: Isabella Gulart Oliveira (EMEB Francisco Pedroso da Silva)
2° lugar: Ana Clara Santos Caixeta (EMEB Ezequiel P. Ribeiro Siqueira)
Quinto ano
1° lugar: Fernanda Cristina Freitas Amorim (EMEB Ulisses Silveira Guimarães)
2° lugar: Mikaelly Miranda Pereira (EMEB Marechal Cândido Mariano Rondon)
Categoria Redação
Sexto ano
1° lugar: Matheus Cristian Wisnieski Santos (EMEB Marechal Cândido Mariano Rondon)
2° lugar: não houve classificado
Sétimo ano
1° lugar: não houve classificado
2° lugar: não houve classificado
Oitavo ano
1° lugar: Jociele de Amorim Ochoa (EMEB Nossa Senhora da Penha França)
2° lugar: não houve classificado
Nono ano
1° lugar: Crislaine Nascimento Martins (EMEB Udeney Gonçalves de Amorim)