Mobilidade Urbana / 'JUNTOS SALVAMOS VIDAS'
27 de Abril de 2022 09h11
Prefeitura participa de encontro para debater ações de prevenção do Programa Vida no Trânsito
A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, participaram na tarde de terça-feira (26), da reunião do Programa Vida no Trânsito - Juntos Salvamos Vidas, para alinhar as ações estratégicas de prevenção e redução às vítimas do trânsito.
Dentre as principais causas motivadoras estão: alta velocidade; conversões em locais proibidos; consumo de bebidas alcoólicas e não uso dos equipamentos de seguranças, entre outros, fatores.
O coordenador especial da Rede de Vigilância em Saúde, Benedito Oscar de Campos, pontuou que a pandemia da Covid-19 afetou os debates, porém, os processos estão sendo retomados gradualmente, visando a integração, visando a soma de esforços em prol do bem coletivo.
"Esse momento é muito importante, uma vez que marca a volta dos trabalhos presenciais e a maturidade que estamos adquirindo com planejamento, ações, direcionamento, otimizando os recursos em prol da melhoria do nosso trânsito e diminuição dos casos de óbitos, principalmente, fortalecendo a saúde a política de nosso estado", comentou.
O diretor de trânsito da Semob, Michel Diniz, destacou que a iniciativa é vista como uma das principais diretrizes na tomada de decisões internas, sejam elas, de precaução, fiscalização e educação no trânsito da capital.
"São ações assim e com a instalação da sinalização adequada, conforme a demanda dos pontos com maior incidência de acidentes e mortes, por intermédio do Programa Vida no Trânsito, podemos verificar as reais necessidades, buscando trazer melhorias para o nosso trânsito seja pela base de dados ou integração com demais órgãos competentes", declarou.
O comandante do Batalhão Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar (BPTran), Adão Cesar Rodrigues, salientou que a atuação do Poder Público não se restringe apenas aplicação das penalidades aos condutores, mas sim, oferecer todo o suporte para que os veículos possam trafegar em segurança pelas vias com a utilização dos esforços legais.
"Fazemos ações educativas, preventivas e repressiva, como por exemplo, a Operação Lei Seca, referência nacional. Os dados tem muita relevância, pois indica aonde podemos nos posicionar, ter sempre essas informações. O trânsito seguro é nos que fazemos, a partir do momento que todos aceitarem, respeitarem as leis de trânsito, vamos ter um tranquilo e seguro para todos", disse.
A parceria integra também os órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran/MT), Gerência de Perícias em Crimes de Trânsito (SESP/POLITEC/MT), Gerência de Perícia de Laboratório de Forense (SESP/POLITEC/MT), Coordenadoria de Medicina Legal (SESP/POLITEC/MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Concessionária Rota do Oeste.
Saiba mais
O Vida no Trânsito foi criado em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. O projeto envolve a elaboração de um plano de ações integradas e intersetoriais de segurança no trânsito, bem como sua execução. Assim, são feitas periodicamente análises de fatores de risco, condutas inadequadas dos usuários do trânsito, fatores contributivos e grupos de vítimas.