Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO
16 de Outubro de 2024 16h50
3ª Edição do Mutirão Pop Rua Jud/MT promove inclusão social com apoio da Prefeitura de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), participou de mais uma edição do "Mutirão Pop Rua Jud/MT", realizada na última terça-feira (15) no Complexo Desportivo Dom Aquino. Em sua 3ª edição, o evento tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas em situação de rua, facilitando o acesso a diversos serviços que garantem a cidadania.
Com a presença da equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Cetro Pop, por meio dos serviços de orientações e abordagens, oito pessoas que participaram do evento, foram encaminhadas para às Unidades de Acolhimento do Município.
A equipe do Cad Único, esteve presente, oferecendo serviços de cadastramento, inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso aos programas oferecidos pelo governo federal. Além disso, foram entregues documentos e distribuídas 320 marmitas.
A coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, no intuito de contribuir com a melhoria e qualidade de vida da população vulnerável. “Eventos como o mutirão proporcionam acesso a serviços judiciais e de regularização de documentações que, devido à burocracia, costumam ser demorados. Nos sentimos gratificados por poder contribuir com ações como essas, que proporcionam cidadania às pessoas, seguimos comprometidos em proporcionar o acesso da população aos serviços que atendam as necessidades básicas sociais”, declarou Failse.
A Secretaria da Mulher também participou com a entrega de absorventes, por meio da campanha "Cuiabá por Elas". A ação contou também com a presença dos profissionais da Secretaria de Saúde, com a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamentos médicos por meio do projeto Consultório na Rua.
Também houve banho solidário, doação de roupas e kits de higiene pessoal, cortes de cabelo e doação de livros, entre outros serviços oferecidos por diversos órgãos públicos e instituições privadas.
“São vários órgãos unidos nesse ato de fraternidade, solidariedade e resgate da cidadania, cumprindo os preceitos fundamentais da Constituição Federal, que envolvem a dignidade humana. As pessoas em situação de rua não estão nessa condição porque querem, mas por fatores diversos que as levaram a isso. Não podemos estigmatizá-las como dependentes químicos ou pessoas que não querem trabalhar”, ressaltou o desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, coordenador do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a Promoção de Políticas Públicas de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (CMMIRua-PJMT).
Durante o mutirão, foram oferecidos diversos serviços de cidadania, como atendimento jurídico nas esferas estadual e federal, emissão de documentos, consultas a benefícios sociais e FGTS, atendimento do INSS e perícia médica, atendimento a migrantes, cadastro no Cartão SUS e CadÚnico, alistamento e regularização do serviço militar, além de atendimentos de saúde, avaliações odontológicas, distribuição de kits de saúde bucal, atendimento psicológico e social, vacinação, testes rápidos, atendimento oftalmológico e distribuição de óculos.
O Mutirão Pop Rua Jud/MT contou com diversas parcerias, incluindo o Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Ministério Público de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, INSS, Polícia Militar, Politec, Tribunal Regional Eleitoral, Receita Federal, Ministério Público Federal, Caixa, Fundação Nova Chance, Águas Cuiabá, Defensoria Pública da União, entre outros.
Com informações da Assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.