Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Peixe Santo 2015
09 de Março de 2015 11h36
Prefeitura orienta piscicultores e vendedores sobre manipulação de pescado
Piscicultores e vendedores que comercializarão peixe durante o projeto Peixe Santo 2015 participaram nesta segunda-feira (09) do curso ‘Boas práticas de manipulação de pescado’ oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Senai.
Com duração de oito horas, o curso visa orientar os pescadores quanto ao manuseio correto do alimento e prevenção de bactérias.
“Muitas pessoas não sabem que nós mesmos ao deixarmos de fazer a higienização adequada podemos estragar o alimento. O uso de gelo para conservação também é indispensável”, explicou Márcia Helena Scabora, professora da área de alimentos.
Trabalhando no projeto há cinco anos e participando do curso pela primeira vez,Frank Sumiyshi aprovou a capacitação.
“Temos mania de achar que sabemos tudo e pequenos exemplos nos dão uma dimensão maior de como evitar problemas. Reforçar o conhecimento nunca é demais e garantir um alimento de qualidade trará segurança a todos”, disse.
O projeto Peixe Santo proporciona condições para que a maioria da população cuiabana possa adquirir peixes frescos a preços acessíveis durante a Semana Santa.
Entre os pré-requisitos para trabalhar no projeto também está a obrigatoriedade de inscrição, que este ano será gratuita,apresentação de carteira sanitária, exames médicos, balanças aferidas pelo Inmetro e licença de despesca (retirada do peixe com rede ou tarrafa).
“Aqueles que não cumprirem todas as etapas podem perder a autorização para trabalhar nos pontos. As exigências estão sendo feitas para auxiliá-los durante o processo e acredito que teremos bons resultados”, avaliou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.
A programação será lançada no dia 30 de março, na Praça Alencastro. O período de comercialização será nos dias 1º, 2 e 3 de abril. A 24ª Edição do Projeto ‘Peixe Santo’ terá 28 pontos de venda, em diversos bairros de Cuiabá.
A capacitação será finalizada às 17h. A segunda turma participará do curso de manipulação no dia 16 de março. Os alunos recebem uma camiseta, apostila e certificado após a conclusão do curso.