Educação / Professores
02 de Setembro de 2015 18h12
Prefeitura oficializa contraproposta de reajuste salarial aos professores
Mesmo com a justiça decretando ilegal a greve dos profissionais da educação, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oficializou na tarde desta quarta-feira (2), a contraproposta de reajuste salarial à categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com as presenças dos secretários de Educação, Gilberto Figueiredo, e o de Governo e Comunicação, Kleber lima.
A proposta da Prefeitura de Cuiabá é conceder ganho real de 2,3% aos profissionais da educação a partir do mês de janeiro de 2016. “Com esta nova concessão, totalizaremos o percentual de 14,44% de ganho real, concedidos aos profissionais da educação, além de toda reposição inflacionária do período”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo.
A prefeitura já concedeu, na folha de pagamento do mês de julho, a reposição inflacionária, referente aos últimos doze meses, na ordem de 9,31%.
Conforme destacou o secretário Kleber Lima, desde o início desta gestão a prefeitura tem buscado honrar com todos os compromissos assumidos com a categoria.
Somente nessa gestão, a soma das licenças-prêmio concedidas chega a um total de 2.332.
Em relação à melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, que era outra reivindicação da categoria, a Prefeitura vai investir, em 2015, recursos no valor de R$ 18.539.770,08, provenientes das receitas do município. Esses recursos serão destinados a obras de reformas, ampliações e equipagem de escolas e creches e contrapartidas do município nas construções de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e reforma de escolas.
“É importante destacar que os investimentos aplicados em reformas e equipagem das unidades de ensino, são totalmente do Tesouro municipal, não havendo nenhuma participação do governo federal ou estadual nesta iniciativa”, disse o secretário Gilberto Figueiredo.
Concurso em preparação
Quanto ao concurso público, a prefeitura já assinou contrato com a Fundação Getúlio Vargas para a realização das provas. Este será o maior concurso público já realizado na história do município de Cuiabá e vai oferecer 3.394 vagas. A publicação do edital deverá sair ainda neste mês de setembro.