Notícias

/ INCLUSÃO SOCIAL

10 de Novembro de 2022 16h10

Prefeitura mantém diálogo com trabalhadores de recicláveis do aterro nesse momento de transição do novo Aterro Sanitário de Cuiabá

Carolina Miranda

Emanoele Daiane

Arquivo

Os membros do Comitê Interinstitucional para Assuntos Relacionados ao Aterro Sanitário de Cuiabá reuniram na manhã desta quinta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, para exposição de um Plano de Ações para a desativação do antigo aterro e destinação dos resíduos sólidos para o novo local. O processo licitatório para o novo Aterro Sanitário já foi concluído e a empresa vencedora do certame que irá gerenciar os serviços é a CGR- Engenharia Ambiental/ Orizon Brasil.

“A gestão Emanuel Pinheiro trabalha pautada na humanização dos serviços. Com isso, nada mais justo que pensar nessas famílias que há mais de vinte anos trabalham no aterro e dependem única e exclusivamente do serviço para garantia do sustento. "Queremos oferecer condições mínimas e confortáveis para todos os envolvidos nesse processo de transição”, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

“Estamos trabalhando a fim de evitar maiores prejuízos. Por isso a importância desse Comitê, a fim de delimitar um melhor planeamento pensando no futuro”, acrescentou Stopa.

O presidente do Comitê e secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré enfatizou durante o encontro que durante esse período de mudança, possamos oferecer mecanismos para que esses trabalhadores possam se organizar, a fim de ofertar melhores condições de trabalho em parceria com a nova empresa administradora e a Limpurb. “O momento é de criação de um centro de Triagem de resíduos sólidos e Ecopontos com foco principalmente nas ações sociais já em execução para os trabalhadores do Aterro, bem como auxílio pecuniário, capacitação, logística e destinação da coleta seletiva dos recicláveis para as Cooperativas existentes e criação de mais Cooperativas”, ressaltou o presidente.

O diretor da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana- Limpurb, Júnior Leite, afirmou que um planejamento de transição já está sendo realizado junto à empresa vencedora para as condições estabelecidas no Edital, que envolvem desde a logística para o descarregamento dos resíduos sólidos, bem como o auxílio a esses trabalhadores. “Nenhuma transição dessa envergadura sem um mínimo de planejamento. Trata-se de um serviço de coleta de resíduos sólidos de uma cidade inteira. Isso acarreta uma série de situações ao longo desse processo. Estamos trabalhando de forma alinhada com a Defensoria Pública, Ministério Público e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente- Sema, na busca de um melhor formato a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos”, destacou Júnior Leite.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira ponderou a necessidade da atualização cadastral para que os benefícios como cestas básicas e auxílios financeiros sejam efetivados. “Chamo atenção para a importância dessa atualização para que os serviços de assistência sejam devidamente efetuados e será mantido até o final desse novo processo”, disse ela.

O representante estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis, Thiago Silva Duarte disse sair satisfeito com as informações e dos cuidados com os trabalhadores. “Já estamos nos organizando para criação de novas cooperativas. Acreditamos que nesse loca local teremos melhores condições de trabalho”, agradeceu Thiago.

Ficou encaminhado o agendamento de uma nova reunião para apresentação desse plano de ação aos catadores, bem como a metodologia que será adotada, como cursos que serão oferecidos, estrutura, maquinários, dentre outros. 

“O novo Aterro Sanitário é uma das maiores heranças que a gestão sustentável e humanizada de Emanuel Pinheiro vai deixar”, concluiu o presidente.

Participaram da reunião representantes da Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Meio Ambiente- Sema, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-MT, Procuradoria Geral do Município- PGM, Limpurb e Movimento Nacional dos Catadores.