Educação / Cuiabá 296 anos
06 de Abril de 2015 17h56
Prefeitura lança Programa de Avaliação Institucional
A prefeitura de Cuiabá lançou nesta segunda-feira (6), durante a cerimônia de entrega da obra de revitalização da sede da Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Avaliação Institucional da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá e o Projeto Avaliar, cujo objetivo é construir e desenvolver um sistema de avaliação próprio para as escolas da rede pública municipal.
O Programa de Avaliação Institucional e o projeto Avaliar está sendo implantado em Cuiabá em parceria com a União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No programa de Avaliação Institucional estão articuladas as avaliações do desempenho acadêmico, da gestão e de desempenho funcional.
“Esta é uma ação inovadora no município de Cuiabá, que vai avaliar não só o aluno, mas também a gestão educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino”, disse o prefeito Mauro Mendes.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, explicou que, como parte das ações do Programa de Avaliação Institucional, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá (Idec).
O Idec vai analisar a qualidade dos processos de gestão administrativa e pedagógica das unidades educacionais municipais, facilitando a proposição de metas para a melhoria do ensino.
Para calcular o Idec será considerada a avaliação de desempenho do aluno, que será feita por meio da Prova Cuiabá, que vai medir a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o fluxo escolar; e a avaliação da equipe gestora.
A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou o programa aos convidados, explicando de que forma o mesmo funcionará na rede.
Segundo a secretária-adjunta, para avaliar o Idec e realizar o monitoramento dos processos de gestão administrativa e pedagógica foi desenvolvido o Sistema para Gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá (SIG-Idec). Com essa ferramenta tecnológica os gestores das escolas poderão tomar decisões rápidas e planejar as ações a médio e longo prazo.
O SIG-Idec está organizado em cinco módulos, Administração de Recursos; Avaliação de Indicadores; Avaliação Acadêmica; Projeto Político Pedagógico (PPP); e Avaliação de Desempenho Funcional;
A implementação do Idec e a implantação do SIG-Idec serão importantes mecanismos para o alcance das metas estabelecidas nos Planos Nacional e Municipal de Educação e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Educação, que visa garantir a qualidade na Educação Básica e a meta de elevar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,8 para 7,0 (nos anos iniciais) e de 4,2 para 6,5 (nos anos finais) até 2023.