Saúde /
30 de Setembro de 2013 10h25
Prefeitura lança Outubro Rosa na terça-feira
O câncer de colo de útero é o segundo mais comum entre mulheres no mundo. Anualmente são registrados 471 mil novos casos. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) Mato Grosso registrou 510 em 2012. Somente em Cuiabá, foram 120 casos.
A realização do exame é imprescindível para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de possíveis neoplasias e outros agravos. A campanha “Outubro Rosa” chama a atenção para a necessidade de se antecipar ao surgimento de sintomas, colocando à disposição das mulheres os serviços disponíveis para o atendimento preventivo e promocional da saúde.
A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Arlete de Sá Lima, lembra que os exames de colpocitologia oncótica e outras ações preventivas e de edução em saúde para as mulheres são oferecidos rotineiramente nas 86 unidades básicas de saúde durante todo o ano.
“A campanha Outubro Rosa realizada anualmente funciona como um alerta, onde os serviços de saúde, parceiros e comunidade se unem para conscientizar sobre a importância do cuidado que toda mulher precisa ter a partir do momento que inicia sua atividade sexual. Mas durante todo o ano esse serviços estão disponíveis para atender a demanda nos PSFs e centros de saúde”, afirmou a diretora.
A solenidade de abertura da campanha será realizada no PSF do bairro Praeiro, terça-feira, às 8h30.