Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Abraço Quente

22 de Junho de 2015 14h15

Prefeitura lança campanha e inicia a entrega de 2 mil cobertores à população carente

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura lançou na manhã desta segunda-feira (22) a terceira edição da campanha Abraço Quente e vai doar aproximadamente 2 mil cobertores às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A campanha é idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e  coordenada pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior. Os cobertores foram obtidos por meio da parceria firmada com a Receita Federal, que encaminha à secretaria todos os produtos que são apreendidos por falta de nota fiscal.

“Estamos felizes de ter recebido a doação da Receita Federal com o apoio do prefeito Mauro Mendes e da primeira-dama, Virginia Mendes, e agora trabalhamos para fazer com que chegue à população não só pela prefeitura, mas também pelas mãos de quem também faz o bem”, afirma o secretário José Rodrigues.

Os cobertores serão entregues às unidades da assistência social e às entidades filantrópicas, que, por sua vez, destinarão as doações às famílias carentes, população de rua e pessoas atendidas nos albergues e abrigos.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Convivência terão os cobertores para serem entregues de imediato, e quem quiser receber o cobertor, pode procurar uma das unidades.

Já as entidades filantrópicas vinculadas aos Conselhos dos Direitos podem procurar a Casa dos Conselhos no bairro Dom Aquino, para retirarem os cobertores. Cada conselho receberá 150 unidades de cobertores para encaminhar às respectivas entidades.

“Essa é uma iniciativa bastante importante na nossa visão, pois dá um pouco de proteção à nossa população. Podemos dizer que ela é uma ação complementar, pois a prefeitura já oferece diversos serviços para este público. Mas ainda temos pessoas que necessitam de um maior calor humano, um atendimento com cobertores, durante esse período que esfria em Cuiabá. Embora sejam poucos os dias de frio na capital, como estamos acostumados ao calor, quando cai a temperatura um pouco, as pessoas já sentem”, afirma.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência, Antônio de Souza Amaral, a entrega dos cobertores é fundamental neste período em que as pessoas em situação de vulnerabilidade ficam mais expostas a doenças respiratórias, gripes e resfriados.

“Quando chega o inverno, a população espera que a secretaria atue em prol da população. E os conselhos são parceiros para que atendamos a todos que precisem. Muitas vezes, as pessoas não querem receber ajuda para sair da rua, mas ela aceitam o agasalhamento e é neste sentido que a campanha atua”, afirma.

Até o momento, 60 cobertores já foram entregues. A campanha dura o mês de junho e os interessados em realizar as doações podem procurar as unidades da assistência social.