Notícias

Mobilidade Urbana / Melhorias no Trânsito

18 de Março de 2016 15h44

Prefeitura intensifica a revitalização e implantação da sinalização viária

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá concluiu em 100% a sinalização vertical e horizontal do Bairro Boa Esperança.  Outras regiões estão com as sinalizações viárias em fase de conclusão, a exemplo do Jardim Shangri-lá e do Distrito Industrial, e ainda outros bairros, como Lixeira, Areão e Poção constam na programação para receber sinalização até o fim do mês de abril.

Os trabalhos para melhorar a segurança do trânsito dentro dos bairros com a implantação de placas de orientação e de faixas de pedestres estão sendo intensificados desde o início do ano. Dentre os bairros que já receberam as melhorias estão o Jardim Mariana, Goiabeiras, Praça Popular e Bosque da Saúde.

No Boa Esperança, a Semob implantou a sinalização horizontal (incluindo faixas de pedestres) e também a vertical (placas), nos cruzamentos. Além das placas de pare, colocadas nas esquinas das vias transversais que são preferenciais, foram instaladas placas que regulamentam a velocidade interna, que é de 40 km/hora, com exceção da via principal, a Avenida Alziro Zarur (ao lado da UFMT), que tem limite de 50 km/hora. Estas velocidades diminuem nas proximidades de lombadas, ou faixas de pedestres (velocidade regulamentada é de 30 km/h).

Em outros dois bairros da Região Leste, até segunda-feira a Semob conclui a sinalização. No Jardim Shangri-lá, todas as vias estão recebendo sinalização vertical e horizontal, que inclui a delimitação das áreas permitidas para estacionamento ao longo da via, a exemplo das ruas Tailândia e Ceilão. No bairro vizinho, o Jardim Califórnia, está sendo concluída a sinalização em uma parte que estava faltando.

CPA II

Distrito Industrial é outra região cuja sinalização estará concluída até a próxima segunda-feira (21). O planejamento também inclui o CPA II, com a instalação de placas na Rua Professora Alice Freire Silva, Avenida Curió, Alamedas 5, 6 e 8, e também na Avenida Tuiuiú.

Outra importante via que irá receber sinalização é a Avenida Dr. Meirelles, no Bairro Tijucal. Esta via, que faz a ligação com a Avenida das Torres, era muito estreita e está sendo alargada pela Secretaria de Obras Públicas, além de receber obras de drenagem. A partir desta segunda-feira, a Semob inicia a sinalização horizontal e vertical no trecho que já está concluído, entre a rotatória da Avenida das Torres até a entrada do bairro São João Del Rey (a obra continua até a Archimedes Pereira Lima).

“Além destes bairros, até o dia 30 de abril a prefeitura estará concluindo a sinalização viária em cem por cento nos bairros Lixeira, Areão e Poção, e também em parte do Novo Milênio. A Avenida Espigão, no bairro Tijucal, também vai passar por uma intervenção e ainda o Osmar Cabral”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Faixas de pedestre

De acordo com o diretor de Engenharia da Semob, Enodes Ferreira, neste ano já foram revitalizadas ou implantadas até agora cerca de 30 faixas de pedestres em frente às escolas da Capital, dentre elas a Cooperar (perto da Praça Santos Dumont) e a Moitara (bairro Araés). Conforme levantamento realizado, ainda restam cerca de 50 faixas a serem instaladas no entorno das escolas. “Despois de feito o levantamento, já iniciamos os projetos para a implantação destas faixas”, informou.