Educação /
18 de Novembro de 2013 18h01
Prefeitura integra Seminário por Pacto pela Alfabetização em Mato Grosso
O Secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, participou nesta segunda-feira (18) do Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Estado de Mato Grosso, etapa 2013. Com o tema “Histórias e Trajetórias de sua Implantação”, o seminário foi realizado para divulgar e partilhar experiências exitosas de alfabetização realizadas com crianças do 1° ao 3° ano.
O Pacto em Mato Grosso é realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação.
O compromisso firmado no Pacto entre essas instituições prevê a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, investindo na formação de professores alfabetizadores e no aprimoramento da infraestrutura escolar.
Durante a abertura do seminário o secretário de educação falou da importância da parceria entre as Secretarias de Educação com o MEC e a UFMT. “Essa parceria é de extrema importância para garantir que os municípios atinjam a meta do Pacto, que é fazer nossas crianças aprender a ler, escrever, interpretar textos e dominar as quatro operações matemáticas até os 8 anos de idade”.
O seminário, que prossegue até esta terça-feira (19) no hotel Fazenda Mato Grosso, reúne cerca de 600 pessoas, entre formadores da UFMT, orientadores de estudos, coordenadores locais e professores alfabetizadores dos 141 municípios de Mato Grosso, que participaram dos cursos de formação do Pacto em 2013.
Nos dois dias de Seminário ocorre o diálogo entre os participantes, com mesas redondas que abordam a realização do pacto ao longo de 2013nos polos Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, além de Pôsteres com socialização de múltiplas experiências alfabetizadoras.
As atividades do polo de Cuiabá foram apresentadas na tarde desta segunda-feira. Nesta terça-feira ocorre apresentações dos polos de Rondonópolis e Sinop.
Durante a abertura do Seminário a professora Telma Leal Feraz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), proferiu palestra com o tema “Alfabetização na perspectiva do letramento: currículo e prática pedagógica”.