Notícias

Mobilidade Urbana /

06 de Julho de 2011 14h58

Prefeitura instala o primeiro quebra-molas para proteger a população

Rosane Brandão/Secom

O primeiro redutor de velocidade, popularmente conhecido como quebra-molas, foi instalado hoje (06-07) na rua Comandante Costa, alguns metros antes da rua Voluntários da Pátria, num ponto considerado crítico por ser palco de freqüentes acidentes automobilísticos em Cuiabá. Este foi o primeiro ponto definido pelo prefeito em exercício, Julio Pinheiro, entre outros 15, para a instalação emergencial de lombadas para preservar a segurança da população. O prefeito visitou o local na tarde de ontem (05-07), prometeu que o serviço emergencial seria instalado em 24 horas e cumpriu a promessa.

Julio Pinheiro reuniu-se com o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de  Cuiabá - SMTU,  Edivá Pereira Alves, e sua equipe, para definir quais os pontos mais críticos da cidade que deverão receber tais obras emergenciais. “Com essa ação quem ganha é o condutor do veículo, o pedestre e a cidade, enfim todos ganham. Até o final dessa curta e proveitosa gestão, uns 15 quebra-molas serão implantados em Cuiabá”, adiantou.

O cruzamento da rua Comandante Costa com a Voluntários da Pátria, não por acaso é chamado de o Cruzamento da Morte. De acordo com Júlio Pinheiro, a  Voluntários da Pátria é a via preferencial, o que significa que o motorista que segue pela Comandante Costa deve parar, mas em muitas casos o condutor do veículo não respeita a sinalização e segue sem parar, situação que provoca o acidente. “O ideal seria reter os dois cruzamentos, no entanto, a princípio, vamos colocar o redutor na Comandante Costa; caso seja preciso, vamos instalar um quebra-molas também na Voluntários da Pátria”, informou ele.