Saúde / De casa em casa
09 de Dezembro de 2015 17h02
Prefeitura inicia guerra contra o Aedes Aegypti com arrastão na região do Pedra 90
Um total de 50 agentes de combate a endemias (ACE) de Cuiabá e municípios de Mato Grosso estão participando do Curso de Atualização em Prevenção e Controle da Dengue, Zika e Febre do Chikungunya. O curso que está sendo realizado na sede da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e termina na sexta-feira (11), está sendo ministrado por técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A atualização é parte das medidas definidas pelo prefeito Mauro Mendes, na ultima reunião de secretariado, realizada na semana passada, para intensificar o combate ao Aedes aegypti, na capital.
Na reunião o prefeito Mauro Mendes determinou que as ações tivessem início imediato, diante da gravidade do problema, e disse que irá acompanhar pessoalmente as ações que acontecem no próximo final de semana, no bairro Pedra 90 e deverão ser estendidas a outros bairros também no ano que vem, entre eles Santa Isabel e Dom Aquino.
Os agentes de combate a endemias de Cuiabá que participam da atualização também estarão envolvidos nas ações que serão realizadas nos bairros são registrados os maiores índices de infestação predial e número de notificações.
Atualização
Desde segunda-feira (7) 30 agentes de combate a endemias (ACE) de Cuiabá e outros 20 de Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop participam da capacitação que aborda desde os aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, Zica e Febre de Chikungunhya até a formulação e aplicação de inseticidas e uso de equipamentos de proteção individual.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho explicou que esses agentes são os responsáveis pelo controle vetorial do mosquito por isso é importante a sua atualização.
Nesta quarta-feira, os agentes estão recebendo instruções sobre Aplicações a Ultra Baixo Volume (UBV), fundamentos e da técnica e Operação e avaliação da técnica UBV. No período da tarde os temas serão Manejo de Inseticidas e Noções sobre resistência dos vetores aos inseticidas. Também durante a tarde, será discutida uma proposta de reestruturação do sistema de monitoramento da resistência.
Ainda hoje os instrutores vão falar sobre a Política de Gestão de Insumos Estratégicos e a Descentralização das ações além do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde e os Procedimentos de Segurança nas ações de Controle de Vetores, tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o cuidado no transporte e armazenamento dos inseticidas.
Nesta quinta-feira (10) os técnicos irão abordar temas ligados à toxicologia, recolhimento de embalagens vazias e a parceria com a Associação Brasileira de Aerossóis e Domissaneantes (ABAS).
No período da tarde, será feita uma aula prática abordando a coleta dos equipamentos pesados e portáteis (nebulizador pesado, costal motorizado e compressão previa), prática no painel de borrifação e visita ao depósito de inseticidas.
Guerra contra o mosquito
Coordenadores de vários setores da Secretaria de Saúde dos Municípios estão fechando os detalhes da operação que começa no próximo fim de semana, com uma grande mobilização convocada pelo prefeito Mauro Mendes, para que a população se junte aos agentes e demais servidores públicos, no combate ao Aedes aegypti.
As ações serão realizadas em aproximadamente 10 mil e 200 unidades que serão visitadas em seis bairros - Pedra 90, etapas I e II, Loteamento São Paulo, Residencial Sonho Meu, Voluntários da Pátria e Vista da Chapada. Nesses bairros, os alvos serão os terrenos baldios, escolas, unidades de saúde, imóveis residenciais e comercias.
No sábado e domingo (dias 12 e 13) um grupo de dez agentes por dia irá percorrer esses bairros informando a população como será feita a ação na segunda e terça-feira (dias 14 e 15), envolvendo agentes (ACE e ACS), policiais militares, fiscais e demais servidores das Secretarias de Saúde, de Obras e Serviços Urbanos, Ordem Pública, Educação, Assistência Social além de representantes do Judiciário, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e outros convidados pelo secretario de Saúde do Município, Ary Soares de Souza Júnior.
“Os agentes vão percorrer esses bairros distribuindo folders que explicam o que é o lixo da dengue e orientando os moradores como proceder. Na segunda e terça-feira, com a parceria das secretarias municipais estaremos recolhendo esse lixo, tratando os reservatórios não removíveis e orientando as pessoas”, explicou a coordenadora de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho.
O arrastão de vistoria e tratamento será realizado em 100% dos possíveis criadouros ou reservatórios não removíveis, além disso, no caso dos terrenos baldios, será feito um cadastramento, fiscalização e notificação pela Secretaria de Ordem Pública.