Notícias

Mobilidade Urbana / Mais uma opção

20 de Agosto de 2015 15h15

Prefeitura inaugura em setembro, na Morada da Serra, Ciclovia Eneás Cardoso Filho

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está programando para a Semana Nacional do Trânsito 2015, no fim de setembro, a inauguração da primeira ciclovia da cidade, na Morada da Serra. Com 2,100 quilômetros de extensão, a ciclovia inicia na Rua Djalma Ferreira de Souza e termina próximo ao terminal de ônibus do CPA III.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (19) na Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá com a presença de representantes de movimentos ligados à bicicleta e da Secretaria de Estado de Cidades, que também está prestando apoio técnico.

A ciclovia, além de ser uma alternativa de lazer para a comunidade da região Norte, será também um meio de transporte, porque vai integrar com outro modal que é o transporte coletivo. Com a parceria da Associação MT Bikers, a ideia é oferecer no terminal até a inauguração um paraciclo ou bicicletário para que os ciclistas deixem suas bicicletas. O dia da inauguração será em uma data a ser definida dentro da Semana Nacional do Trânsito que acontecerá entre 18 e 25 de setembro.  

“É um projeto bastante ousado, moderno, com o trecho da ciclovia praticamente todo arborizado. Na oportunidade estaremos homenageando um ciclista, Enéas Cardoso Filho, que foi vítima de um acidente de trânsito, inclusive a ciclovia levará o seu nome. A programação incluirá um grande passeio ciclístico”, anunciou o secretário Thiago França. Enéas era servidor da Sefaz e foi atropelado por um veículo na noite de 27 de novembro do ano passado, enquanto pedalava pela Avenida Miguel Sutil.

A Ciclovia Enéas Cardoso Filho será a primeira implantada pela gestão do prefeito Mauro Mendes, já que a ciclofaixa da Avenida Miguel Sutil (inaugurada em 8 de abril passado), tem um caráter de lazer, pois só funciona aos domingos. Além desta ciclovia da Morada da Serra, existem outros projetos que serão implantados, como no Porto Cuiabá, que também terá uma ciclovia, assim como no Parque Tia Nair.

Ideia surgiu em 2013

Concebido pela equipe de engenharia da Semob, o projeto da ciclovia da Morada da Serra teve a contribuição ativa de todos os movimentos que incentivam o uso da bicicleta. Segundo o arquiteto e urbanista Abílio Brunini, presidente do “Grupo Cuiabá para Pessoas”, a ideia do projeto surgiu em 2013. Foi o grupo, que reúne estudantes de arquitetura e urbanismo e profissionais da área, que indicou a Morada da Serra como o lugar ideal.

Brunini explicou que o estudo começou há dois anos quando a então SMTU, que antecedeu a Semob, criou o projeto Bike na Rua, do Atacadão à Unic. O grupo começou a levantar um local que fosse interessante, com uma caixa viária grande, que pudesse inserir a ciclovia em meio a muitas pessoas. Foi aí que escolheram a Morada da Serra entre a Açofer, perto das quatro pistas do CPA III, até o terminal.

“Tivemos a Ideia conceitual do projeto. Participamos do projeto dando sugestões, evitando alguns pontos de conflito, porque o nosso grupo estuda mobilidade, vive disso. Temos técnicos que poderiam ajudar nessa parte, somos parceiros e nossa ideia é somar, ajudar”, disse Brunini.  

O projeto, segundo o secretário Thiago França, atende a regra da gestão do prefeito Mauro Mendes, que é a de ouvir e atender a comunidade. A inauguração da ciclofaixa atendeu a um compromisso assumido com a população de pensar a mobilidade num contexto macro que envolve não só a questão de segurança viária dos automóveis, mas, acima de tudo, com ações que contemplem o pedestre e a bicicleta.

Política Cicloviária

Em fevereiro, um grupo de estudos criado na secretaria começou a construir o plano de mobilidade urbana de Cuiabá, que projetará a cidade para daqui a 20 ou 30 anos e que inclui um capítulo dedicado às ciclovias. Envolvem ações para atender o aspecto macro da mobilidade urbana, não só pensando na fluidez do automóvel, mas também no pedestre, ciclista e na questão da acessibilidade.

Esse grupo, que pensa a mobilidade da cidade, trabalha também na construção de um mapa de uma política cicloviária. Segundo Thiago França, a bicicleta hoje é uma pauta do mundo, e é um tema que deve fazer parte das ações do gestor. É um veículo altamente sustentável e que contempla todos os aspectos e conceitos da mobilidade urbana.  

“Sabemos que é um desafio, porque Cuiabá não tem nada nesse sentido. Não existe legislação farta que contemple a questão das ciclovias, não temos nem dados, porque a última pesquisa Origem e Destino de Cuiabá 2005 não aponta nem quais são os deslocamentos desse público. Mas nossa secretaria está trabalhando para fortalecer esta política e essa ciclovia, que será inaugurada em setembro, é uma demonstração de que a gestão do prefeito está preocupada em contemplar e oferecer à população mais um modal de transporte, nesse caso a bicicleta”, conclui França.

Revitalização

Também faz parte do cronograma de ações da Semob, em parceria com as secretarias de Obras Públicas e de Serviços Urbanos, a revitalização das ciclofaixas da Avenida das Torres e da Avenida Tatsumi Koga, no bairro Pedra 90. Para a revitalização da ciclovia da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), segundo o secretário Thiago França, já existe um compromisso firmado com o secretário de Cidades de Mato Grosso, Eduardo Chiletto.

Também participaram da apresentação do projeto a secretária-adjunta, Anna Regina Feuerharmel; o diretor de Engenharia da Semob, Celso Albuquerque; Laiz Carneiro, Diretoria de Engenharia da Semob; Malu Brandão, representando o Grupo Ciclovias Já; o presidente da Federação Mato-grossense de Ciclismo, Manoel Lima; os representantes da Secides Ivan Almeida (coordenador de Mobilidade e Acessibilidade Urbana) e Carlos Oseko (supervisor de Mobilidade, Acessibilidade e Planejamento Urbano); e os assessores Sonia Gonegundes e Carlos Lisboa representando o vereador Arilson da Silva, que é o autor da Lei Dia Municipal do Ciclismo, comemorado no dia 19 de agosto.